As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/JI do Carreiro (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 4 anos no entanto este anos foi objeto de uma melhoria de espaços de cultivo

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio; área do conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

109

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram nas sementeiras e plantação de produtos hortícolas com os seus educandos.
Semanalmente, um grupo de pais colabora na manutenção da horta.
Na fase da quarentena foi estabelecido, por rotatividade, um elemento da associação de Pais para cuidar da horta e cantinho das aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Permitiu um maior envolvimento da comunidade.
Um maior conhecimento do ciclo das plantas pelas crianças.
Maior conhecimento das várias ervas aromáticas, suas propriedades e utilidade.
Participação dos pais e familiares na escol.a

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo/turma está responsável em determinado dia da semana por regar a horta e arrancar ervas daninhas com o seu professor e um assistente operacional
No dia 1 de junho, com o retomar das atividades letivas do jardim de Infância, essa tarefa ficou ao cuidado da educadora, crianças e assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feito por um pequeno grupo de crianças, de forma rotativa com o apoio das assistentes operacionais e associação de pais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita uma rega diária, manualmente, evitando desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita a monitorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificou-se o aparecimento de caracóis que estavam a comer as folhas e rebentos. Utilizamos cinza para inibir a sua propagação.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas
As crianças colheram as batatas para a confeção da sopa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de saladas
Fizeram salada de alface e tomate cereja colhido na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aromáticas
As crianças cuidaram das aromáticas, pesquisaram sobre as suas propriedades e utilidade.
Descobriram ervas aromáticas pelo seu aroma.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta permitiu ainda uma motivação adicional das crianças para o conservação dos espaços exteriores o o "embelezamento" da escola

15.1. Link para a página da horta: