As Nossas Hortas Bio

Escola Básica e Secundária /PE da Calheta - Fajã da Ovelha (antiga EB1,2,3/PE Professor Francisco Manuel Santana Barreto) (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existia uma horta na escola, nós construímos a primeira este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 27 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física, Educação Visual e Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a situação atípica ocorrida neste ano lectivo, não conseguimos envolver as famílias. Mas um dos encarregados de educação dos alunos envolvidos, predispôs-se a ceder algumas plantas de batata doce, para procedermos à plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- No curto intervalo de tempo que pudemos dedicar à nossa horta, reparámos que os alunos demonstraram-se responsáveis e envolvidos com a actividade, na medida em que prestaram sempre os cuidados necessários sempre que solicitados e mesmo sem serem solicitados. Nestes cuidados incluiu-se a rega e a manutenção do espaço (limpo de ervas e outros lixos). No que diz respeito à comunidade, acreditamos que voltámos a despertar o interesse pela preservação e manutenção do espaço, uma vez que, estando os alunos e os docentes impedidos de ir à escola para regar e cuidar do espaço, os funcionários tiveram o cuidado de manter e cuidar da horta e acrescentar uma secção com plantas aromáticas, plantas estas importantes ao combate natural de pragas e invasores da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante o período lectivo, havia uma hora em que todos estavam reunidos a cuidar da horta (limpeza, preparação da terra, plantação e rega). Seguidamente, houve a necessidade de organizarmos grupos de 2 alunos e 1 professor coordenador do projecto, responsáveis por fazer a rega todos os dias se necessário ou dia sim dia não nos dias de menos calor. Nestes tempos de que ficámos afastados da escola, foram os funcionários que mantiveram o espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A o solo, numa primeira fase foi limpo das ervas invasoras e dos ramos secos. Numa segunda fase foi cavado e numa terceira fase foi plantado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta plantamos:
- alfaces;
- tomates;
- cebolinho;
- pimentos;
Já estavam plantadas algumas ervas aromáticas: alecrim e funcho.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Houve a necessidade de organizarmos grupos de 2 alunos e 1 professor coordenador do projecto, responsáveis por fazer a rega todos os dias se necessário ou dia sim dia não nos dias de menos calor. Estes grupos de alunos seguiam um mapa rotativo, para não calhar sempre aos mesmos alunos essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tivemos tempo de efectuar, neste ano dada a situação que vivemos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Não conseguimos concretizar, pois era uma horta muito recente, não tivemos tempo de efectuar nenhuma das acções acima referidas, infelizmente, pois não houve tempo de crescimento dos produtos, nem estivemos presentes na escola nestes meses essenciais

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Esta horta abarca também um cantinho destinado às ervas aromáticas;
- Construímos uma placa identificativa da horta em conjunto com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica.

15.1. Link para a página da horta:

- Não tivemos tempo de criar, pois não conseguimos envolver mais os alunos nas actividades da horta, dada a situação actual vivida