As Nossas Hortas Bio

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o terceiro ano de implementação de uma horta no espaço escolar.

2. Área aproximada da horta (m²):

Têm aproximadamente 6 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências naturais, educação visual e educação tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais e avós forneceram as sementes e mudas que utilizámos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Embora a horta seja de pequeno tamanho Como já é o terceiro ano de implementação da horta, alguns elementos da comunidade escolar já perguntam "como é que vai a horta?". É sinal que começam a valorizar o trabalho desenvolvido na horta.
O grupo/turma responsável pelos trabalhos da horta evidenciou uma grande motivação e disponibilidade na realização de todos os trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho de preparação da terra, sementeira e plantio foi realizada com orientação do professor responsável. Para as atividades de manutenção, tais como: limpeza, retirada de ervas daninhas, rega; foi elaborada uma escala de serviço semanal, onde um grupo de alunos ficou responsável por essas atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iniciou-se a preparação da terra com a retirada de todas as ervas daninhas e de algumas pedras . O terreno foi cavado pelos alunos e deixaram a "arejar". Posteriormente dividiram o espaço em partes (canteiros), de acordo com as espécies que pretendiam semear/plantar. Na fertilização foi utilizado "humús" retirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados para realizar a compostagem são provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola (ex: corte de relva, folhas mortas, etc).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano semeámos no viveiro várias variedades de feijão, pepinos, courgetes, abóboras, pimentos e tomateiros que os alunos trouxeram de casa. Mas, só os feijões é que germinaram e pudemos transplantar para a horta.
Na horta semeámos coentros e couve-horto, e plantámos alface frisada e feijão.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada quando necessário.Essa tarefa é da responsabilidade dos alunos e supervisionada por um adulto (professor ou funcionário). É geralmente feita no princípio ou final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente pelas brigadas responsáveis pela horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Embora os trabalhos da horta tenham sido suspensos desde o dia do encerramento das escolas, a nossa horta continuou a ser cuidada pelos funcionários em função na escola.

15.1. Link para a página da horta: