As Nossas Hortas Bio

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

400

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Biblioteca, Clube Construções Criativas, projeto Ser Mindfulness

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente com troca de produtos/plantas/ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O consumo de produtos nas refeições escolares, a partilha de produtos e variedades entre pais e alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de reunioes com pessoal não docente e direção escolar..

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi reutilizada terra de um poço antigo e utilizamos o produto final do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

restos de alimentos e folhagem do jardim, assim como restos de carpintaria da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes variados, ervas aromaticas e frutos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através do diáologo entre os professores responsaveis e pessoal auxiliar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

--

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, periquitos, rolas, coelhos, hasmters, rolas diamante, tartaruga, gata, codornizes, patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de bolos, sopas, chás etc com os produtos bio da horta e jardim.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/