As Nossas Hortas Bio

Colégio Campo de Flores (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 13 anos, mas com algumas interrupções

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Grupo EcoCCF, Biologia e Geologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos, por vezes, trazem as sementes e as plantas que as suas famílias semeiam e plantam em casa. Outras vezes, levam para as suas casas as plantas germinadas na horta do Colégio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta do Colégio é, sobretudo, um espaço de aprendizagem, onde os alunos podem colocar em prática o que vão aprendendo, por exemplo, nas aulas de Ciências Naturais, como quais os fatores que influenciam a germinação, quais as partes das plantas que são utilizadas na nossa alimentação, o ciclo de vida das plantas…
Por vezes, os alunos levam para as suas casas plantas que germinaram, em pequenos recipientes, neste espaço. Outras vezes, plantas semeadas na horta, em pequenos copos reutilizados, são vendidas na venda de plantas anual, cujo dinheiro angariado reverte a favor de causas solidárias.
Chegámos a utilizar na confeção de pratos para o concurso Eco-Ementas, algumas batatas cultivadas na horta. As favas e as ervilhas apanhadas estavam a inspirar receitas que as utilizassem (projeto que ficou em "stand by" com o confinamento social).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O organização e a manutenção da horta é realizada, essencialmente, pelos alunos do grupo EcoCCF e pelas professoras coordenadoras, com o apoio de um funcionário do Colégio, o Sr. Paulo, que muito nos ajuda na rega e na manutenção deste espaço. Por vezes, os alunos e os professores da disciplina de Biologia e Geologia, assim como os professores do 1º Ciclo e do Ensino Pré-Escolar, também realizam algumas atividades na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos limparam o solo das ervas de crescimento espontâneo, revolveram o terreno e adicionaram húmus de minhoca para fertilizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batateiras, couves, rabanetes, rúcula, alhos, ervilheiras e faveiras

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos ou o Sr. Paulo regam de manhã e à tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pela observação direta aquando da manutenção da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante este ano letivo, algumas das batatas cultivadas na horta foram utilizadas nas receitas do concurso "Eco-Ementas", na confeção da sopa. Esta atividade realizou-se uma vez este ano letivo.
O número de alunos envolvido foi na ordem dos 16, sempre com o apoio das duas professoras coordenadoras do grupo EcoCCF. Foram os alunos que realizaram todas as etapas, desde a apanha à confeção da sopa. O impacte na comunidade é muito benéfico, pois incentiva os alunos a comer sopa, visto todos gostarem de uma sopa feita por si, com alguns ingredientes cultivados também por si. Os pais dos alunos envolvidos gostaram ainda mais desta atividade, pois os filhos já foram para casa com a sopa comida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos do grupo EcoCCF estavam a planear utilizar as favas e as ervilhas apanhadas na confeção de, por exemplo, sopas. Todavia, esta tarefa não foi concluída, devido ao encerramento do Colégio no início do confinamento social.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta do nosso Colégio tem servido principalmente para os alunos aprenderem a semear, a plantar, a preparar o terreno e a perceberem que cuidados as plantas necessitam. É dado especial destaque ao ciclo de vida das plantas e à perceção de que parte das plantas são utilizadas na nossa alimentação.

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/s/1TzGz5q704o1A57WKK2hsTYMHcVh7T3aX/p/1uz5rAbNu2jZn977b4isCSdfAe4lAaYWG/edit