Escola Básica 2,3 de Alfornelos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de nove anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

875

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

MJR, IBPJ, IJR, Jardinagem, Bioagradável, Artes Plásticas, Educação Visual e Tecnológica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

140 - 160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3-4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram sempre que possível com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes que os alunos trazem de casa, assim como os restos de pão e de alimentos - uns são aproveitados para a alimentação dos animais e os restantes para a pilha de compostagem.
Quando existem exedentes na horta, estes são canalizados de forma gratuita de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares que se manifestam em alguns dos nossos alunos.
Para além do descrito, são realizados lanches semanais com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta pedagógica e no seu espaço envolvente sentem-se, na sua maioria, motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta corresponsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que constata que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Este ano existe na escola uma disciplina nova - Bioagradável (50 minutos semanais) lecionada aos 5.º e 7.º anos (10 turmas no total) que tem como objetivo promover o conhecimento sobre a agricultura, a criação de hábitos alimentares saudáveis e a promoção da educação ambiental relacionada com a produção agrícola.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuar o seu percurso escolar nesta área ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são geridas entre os professores, não havendo uma divisão de tarefas fixas. As tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos e os nossos visitantes para que participem ativamente em todas as atividades - manutenção da horta pedagógica e o maneio dos animais existentes.
Os alunos que integram o CEF de Jardinagem e Espaços Verdes alimentam diariamente os animais que existem no espaço envolvente à Horta Pedagógica. Quando tal não é possível, os alunos de Bioagradável fazem-no com todo o gosto!

7. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto (comprado ou proveniente das nossas pilhas de compostagem), caruma (uma vez que possuímos vários pinheiros no espaço escolar) e matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Possuímos compostores e utilizamos vários tipos de materiais para a construção da pilha de compostagem: sobrantes de diferentes árvores e arbustos, excedentes da horta, aparas de fruta e legumes que nos são fornecidos, borras de café (provenientes do bar dos professores), caruma, ramos triturados (resultantes das podas) e relva cortada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Continuamos a fazer consociações e a organizar a horta de acordo com as necessidades de cada cultura.
Neste momento possuímos várias culturas hortícolas, canteiros de aromáticas, vários arbustos de frutos vermelhos, uma instalação de pomar com quatro anos de idade com fruteiras e outro mais recente (cerca de dois anos) com citrinos.No último mês procedemos à plantação de mais fruteiras, com o objetivo de permitir que os alunos mais novos pudessem também eles contribuir para o aumento da diversidade arbórea da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as regas são regas localizadas tendo o cuidado de as aplicar de acordo com as necessidades de cada espécie instalada. No ano letivo transato foi instalado um sistema de rega gota a gota com o objetivo de maximizar a utilização da água e obtermos uma maior flexibilização de trabalho (realização de outras tarefas enquanto ocorre a rega).
Sempre que possível aproveitamos igualmente as águas pluviais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação direta às várias culturas existentes na nossa horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos, gansos, perus, coelhos, cabras, bode, ovelhas e burro.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Clube da Horta Pedagógica

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Projeto @Mu_dança.alf 2019 - Venda de Produtos produzidos na nossa horta.
Festa Anual do Agrupamento - 17 de maio de 2019

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Venda de produtos e construção de um gradeamento com paletes de madeira.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Projeto @Mu_dança.alf 2019 - Festa Anual do Agrupamento |17 de maio de 2019
Lado a Lado na Solução!
Venda de produtos obtidos na nossa horta :)

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica 2,3 de Alfornelos

Professor coordenador da horta: Sílvia Alexandra Mateus Ferreira