Escola Básica de Gâmbia /JI

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Só este ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

1,70m de largura por 3 metros de comprimento

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No início, quando foram precisas as sementes e algumaa plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos mais velhos, começaram por se empenhar na elaboração do esquema para a Horta. Criou impacto também, porque tiveram oportunidade de contactar com algumas sementes eplantas que não conheciam e neem sabiam como se punham na terra e como germinavam. O entusiasmo foi crescendo à medida que se formaram as equipas para a rega e a recolha das ervas daninhas. Mais entusiasmados ficaram, quando começaram a ver despontar as sementes que tinham posto na terra. As crianças do JI desenharam o que viram germinar e esse desenhos foram escolhidos por todos., e passaram a identificar cada um dos elementos que estão semeados e plantados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi estabelecida uma tabela , feita pelos alunos das duas slaas de 1º Ciclo, onde eles registam as tarefas de:
- Rega,
- Limpesa ;
- Manutenção

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpesa é feita pelos diferentes grupos da EB/JI sempre com o acompanhamento de professor e assistentes operacionais., Não estamos a utilizar fertelizantes, mas estamos a pensar no próximo ano, construir um Compostor, com as sobras do lixo orgânico que é consumido na Escola.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Gâmbia /JI

Professor coordenador da horta: Maria Eduarda Vale