Centro de Convívio Idoso Ativo da Casa do Povo de Água de Pena

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 75 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Transdiciplinar

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Existem muitas atividades intergeracionais envolvendo os seniores que frequentam o Centro de Convívio e os familares, principalmente os netos. Realizam tarefas conjuntas na horta no dia da criança, no dia da família e nos dia dos avós.
Existem ações de sensibilização sobre a horta biológica, sobre a prática e evolução da compostagem. Cresceu o número de famílias que praticam este tipo de agricultura.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Visitas de alguns elementos da comunidade à horta para observação e recolha de informação e de ideias para organização de espaços, como por exemplo as hortas verticais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem cinco canteiros e cinco paletes a formar a horta vertical. Existem seis grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas é feita uma assembleia de grupo e cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo, no grupo são definidos papeis e cada grupo assume e concretiza a sua tarefa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os grupos fazem a gestão do cultivo e da limpeza, intervindo semanalmente às quintas-feiras, ou sempre que seja necessário. A fertilização é feita com o composto da vermicompostagem e do composto natural (duas caixas existentes na horta).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Há dois tipos de compostagem, vermicompostagem numa caixa de madeira com minhocas e "O meu composto",projeto da ARM(águas e resíduos da Madeira)" que dinamiza a compostagem doméstica. Os materiais utilizados são restos de vegetais, folhas verdes/secas e borra de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, abóboras, favas, batata doce, inhame, courgetes, cana de açúcar, couves, tomates; ervas aromáticas, ervas de chá e árvores de fruto.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão é feita por cada grupo. São efetuados registos no caderno da horta. Há um tanque de recolha da água das chuvas para maior rentabilização dos recursos naturais.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita por cada grupo semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Visitas de estudo; trabalho de campo (aulas de português); realização de compostagem e de vermicompostagem (para depois realizarem em casa).

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Alimentação saudável
Esta atividade é realizada semanalmente com as sandes saudáveis com alface, beterraba e ovo. Sumos de beterraba. Sopas com abóbora, couve e batata doce da horta. Arroz colorido. São envolvidos todos as pessoas que frequentam o centro, desde o momento em que recolhem os alimentos, na preparação dos pratos, na organização e decoração das mesas para as refeições. Destaca-se a crescente motivação para a construção de pequenas hortas domésticas.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Compostagem
A compostagem é realizada diariamente com recurso aos restos dos lanches, folhas secas e outros produtos que possam ser colocados no composto. Foram realizadas demonstrações que mostraram como usar corretamente a compostagem e sempre que solicitado pelas pessoas que frequentam o centro ou elementos da comunidade é demonstrado o processo e esclarecidas as dúvidas de todos. Já existem nas casas de alguns elementos do centro e da comunidade local vários compostos domésticos.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

A horta está sempre aberta a todas as pessoas que frequentam o centro de convívio IdosoAtivo, assim como, a todos os elementos da comunidade local e aos alunos das escolas da freguesia.
Foram realizadas duas visitas de estudo no 3.º período por um grupo de estrangeiras a frequentar o curso de português para estrangeiros no Centro de Convívio.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta em modo biológico tem sido replicada nas famílias e amigos das pessoas que integram o IdosoAtivo; realce-se o facto de que as sandes saudáveis, ovo e alface- toda a alface das sandes é da horta, o que promove a satisfação e gosto em consumir "produtos nossos".

15.1. Link para a página da horta

facebook - idosoativo agua de pena

 

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Professor coordenador da horta: Laura Marina Calaça de Sousa e Fátima Belo Alves