Colégio de São Miguel

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 meses

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Português, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, Educação Tecnológica, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Ambiental

3.3. N.º de alunos envolvidos

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Trazem sementes e plantas para serem colocadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos demonstraram grande motivação e satisfação em cuidar de um espaço exterior.
Desenvolver a capacidade de autonomia e de responsabilidade, assim como trabalhar em rquipa e na divisão de tarefas.
A horta deu a possibilidade de conhecer e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das planta, bem como a germinação e a influência dos fatores abióticos.
Como se faz e a importância da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Toda a gestão da horta é feita nas aulas de Educação ambiental, em que os alunos trabalham por brigadas formadas por 4 elementos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cava e mistura de substrato orgânico vindo da compostagem do material vegetal do colégio.
Este processo é feito pelos alunos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos apanham as folhas dos espaços exteriores do colégio, assim como as ervas são colocadas num espaço próximo à horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Ervas aromáticas;
- Produtos hortícolas
- Morangueiro

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com a água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio de São Miguel

Professor coordenador da horta: Patrícia Rosália Ferreira do Rosário