Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 100 metros quadrados - está enquadrada no páteo exterior da escola (croqui anexo conjunto).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Disciplina de Apoio Educativo/Horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Na comunidade houve impacto ao nível na aquisição de hortícolas. Relativamente aos alunos, há uma preocupação em manter o espaço em boas condições de funcionamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é diária, principalmente nas aulas de Horta, onde se pretende que todos os alunos desempenhem todas as funções de manutenção da horta tais como: preparação do terreno, sementeira e plantação, limpeza do espaço/canteiros, regas, entre outras.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado, fertilizado com cinzas e algum composto formado por caruma e outros vegetais.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Há um aluno responsável pela compostagem - são recolhidas cascas de alimentos na cozinha, folhas secas das árvores, ervas verdes da horta e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano foram cultivadas: alfaces, coentros, cebolas, salsa, tomate e couves. Também existem plantas aromáticas na escola e junto à horta, que crescem de forma natural, mas que estão a ser identificadas, tais como: oregãos, erva príncipe, hortelã pimenta e alecrim.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é natural quando chove e é manual quando necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente, com visitas frequentes e observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Identificação das ervas aromáticas e venda de hortícolas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

São adquiridas plantas: formam-se grupos de alunos que vão à Feira Municipal mensal comprar as hortícolas para plantar.
Noutros casos, como com os coentros e a salsa, houve sementeira.
Ainda, com a erva príncipe, houve a transplantação após enraizamento.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Venda de hortícolas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Identificação das ervas aromáticas na escola.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

O desenvolvimento da horta é assegurado na disciplina de Horta na Sala de Apoio Educativo.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Pedro Henriques