Associação Mãe Galinha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que somos eco escola, á 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10m 2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

jardim infancia

3.3. N.º de alunos envolvidos

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No inicio do ano e em reunião de concelho são convidados a refletir, planear e participar e sempre que queiram podem vir ajudar, sem ser convidados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A HORTA revela vários fatores positivos e de impacto na comunidade, tal como:
- cesta dos produtos para levar para casa (que normamlmente tem limoes e ervas aromáticas)
- confeção de refeições (sopa e salada) com os produtos da horta
- cabazes que são sorteados

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade da sala de jardim de infância (Galarós) e para isso os meninos tem tarefas diárias.
A compostagem é feita pelos meninos da sala dos 2/3 anos (Patinhos)

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no inicio do ano letivo com a colaboração das famílias:
- reunião preparatória com as familias
- limpeza do solo com as familias
- colocação do composto com as crianças
- inicio das sementeiras com os avós

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são os seguintes
- VERDES: cascas de legumes; ervas daninhas verdes; estrume verde; cascas de frutas; folhas verdes; borras de café; sacos de chá; cascas de ovos picadinhos: urtigas

- SECOS: folhas secas; ervas secas pelo sol; cascas de conchas picadas; cascas de cebolas; palha; papel rasgado; serradura

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- ervas aromáticas (hortelã, salsa, coentros, poejos; tomilho)
- batatas
- couves
- repolhos
- couve-flor
- cenouras
- ervilhas
- favas
- feijão verde
- tomates
- pimentos
- árvores de fruto (cerejeira, pereira, limoeiro, laranjeira)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida para um depósito grande, de seguida a gestão da rega é feita pela sala dos galarós, através dos eu mapa de atividades (2 em 2 dias aproximadamente)

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É sim, semanlamente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve ataque de formigas á horta. Colocámos borras de café em redor das árvores.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Outra

Outra, qual?

cabazes; saladas

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

- A confeção de saladas, é feita com regularidade e sempre que a horta nos dá legumes que permita essa atividade. Normalmente são as salas dos 2/3 anos e jardim de infância que as fazem.

- Cabazes - por norma fazemos 1 a 2 cabazes da horta que são sorteados na festa de natal, e na festa de final de ano. Sendo um dos pontos altos da nossa festa

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confeção de saladas

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Preparação de cabazes para serem sorteados

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Associação Mãe Galinha

Professor coordenador da horta: Paula Pastaneira