Escola EB1/JI do Pragal

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

pré-escolar e 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

252

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

8

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Participaram com plantas e sementes, terra

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As alfaces e ervas aromáticas são usadas na confeção das saladas para os almoços.

Os alunos sabem o nome dos produtos e das plantas, distinguem as ervas daninhas e aprenderam a cuidar das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em seis quinhões que estão ao cuidado de duas turmas cada um.
Em semanas alternadas uma das turmas responsáveis tem de ir fazendo a monda, regar e registar a evolução dos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita a limpeza e mobilização e acrescentada terra, pois só havia areia.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, pepinos, favas, cenouras, coentros, salsa, cebolinho, rabanetes, feijão verde, curgetes.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos verificam com a mão se a terra precisa de água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até agora não tivemos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aula na horta - observação do terreno e de como se prepara (1 vez 1 turma com 25 alunos e docente).

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aula na horta - plantação dos diversos produtos com reconhecimento do nome e características (1 vez 6 turmas com 24 alunos cada , docentes e 1 funcionária).

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Aula na horta - manutenção: como se distinguem as ervas daninhas e se retiram e observação do crescimento e produtos finais (1 vez por semana cada turma com 24 alunos, docente e funcionária)

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/JI do Pragal

Professor coordenador da horta: Maria Isabel Cadete Laranjeiro