Escola Sec. Anselmo de Andrade

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2007/2008

2. Área aproximada da horta (m²)

160

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Ciências Naturais, Formação Cívica, Cidadania e Desenvolvimento, Informática

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias enviam restos de vegetais para a compostagem e alguns encarregados de educação participam semanalmente nos trabalhos da Horta e fornecendo plantas, sementes e placas de identificação dos vegetais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto visa fomentar nos alunos atitudes de valorização do património natural e promover estilos de vida saudáveis com base no envolvimento dos alunos em atividades extra letivas de manutenção da horta biológica da escola (criada no ano letivo 2007/2008) e de um pequeno jardim mediterrânico e em atividades letivas e extra letivas de caráter multidisciplinar e inter-ciclos.
Pretende-se continuar a envolver nas atividades do projeto alguns alunos mais problemáticos de turmas do ensino básico, como forma de criar atitudes mais positivas face à escola.
Com este projeto pretende-se ainda dar resposta a preocupações da comunidade escolar em relação aos espaços degradados do pátio da escola, e à mudança de atitude dos alunos no sentido da preservação desses espaços.
No presente ano letivo estão também a participar alunos com necessidades educativas especiais e cujas aprendizagens relacionadas com este projeto podem constituir uma mais-valia para o seu futuro; estão a ser efetuadas atividades com a colaboração professores de várias disciplinas: Ciências Naturais, Educação Física, Geografia e Informática. O projeto permite desenvolver atividades com vista à promoção de estilos de vida saudáveis (consumo de vegetais, de fruta ...).
Verifica-se também, com muito agrado, a adesão de vários alunos de 5º ano que, voluntariamente, têm contribuído para a manutenção dos espaços em apreço e ampliado conhecimentos sobre espécies vegetais, climas, solos, entre outros aspetos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente (2 momentos distintos: terça e sexta-feira) com grupos de alunos orientados por um ou mais professores responsáveis e com a colaboração de encarregados de educação.
Os alunos mais novos (5º ano) tratam da sementeira, plantação e monda.
Aos alunos mais velhos são solicitadas tarefas de reparação das cercas e construção de canteiros

7. Como é feita a preparação do solo?

Todo o trabalho de limpeza e mobilização é feita manualmente com os instrumentos básicos (sacholas, sachos, ancinhos...) e a fertilização é feitas com o composto produzido na pilha de compostagem produzido ao longo do ano anterior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aproveitamento de restos de vegetais, cascas de fruta, cascas de ovos, saquetas de chá, pé de café trazidos por alunos, professores e funcionários.
Estes restos são colocados em pilha intercalados com materiais verdes (erva e folhas) e castanhos (caruma, folhas secas e cascas de frutos secos).
Este material é regado (humidade) e revolvidos com alguma regularidade.
No final do ano, o material mais antigo é utilizado como fertilizante natural.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves portuguesa, lombarda e galega, brócolos, alfaces, espinafres, batata, batata doce, cenoura, cebola, nabiça, alho francês, favas e ervilhas e morangos, tomateiros e pimenteiros.
Plantas aromáticas: lucia-lima, hortelã, erva príncipe, alfazema e cidreira.
Framboeseiras,
Árvores de fruto: damasqueiro, pereiras, pessegueiros.
Roseiras de Portugal, outras roseiras calêndulas, margaridas, borragem, cravo túnico, ervilha de cheiro, sardinheiras, madressílva, roselha grande, loureiro, estevas e a vinca.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Aproveitamento da água da chuva em recipientes de plástico reutilizáveis.
Nos períodos sem chuva é utilizada a água da rede com os cuidados inerentes a uma utilização sustentável. A horta é regada de manhã ou ao final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização por observação direta, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O cuidados de utilização de plantas específicas e consociações minimizam os riscos de pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Mostra de Ensino de Almada,de 2 a 4 de abril, a Horta Biológica da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade esteve no Mercado das Torcatas, Foram dinamizados workshops relacionados com as hotas na varanda e compostagem.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Feira na comunidade.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Aulas na horta - Participação voluntária de alunos do 12B, no âmbito da disciplina de Química, professora Rita Rato, na manutenção de alguns verdes da escola. Trabalho conjunto visando um desenvolvimento sustentável.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Sec. Anselmo de Andrade

Professor coordenador da horta: Isabel Cristina Marques