Colégio Bartolomeu Dias

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

11

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

3 vezes por semana

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Por vezes, os próprios alunos fazem a colheita de produtos e entregam na cozinha para que os ingredientes sejam confecionados. Estão-se a produzir alguns alimentos que até então eram recusados, como por exemplo favas, chá, physalis…

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em setembro a terra é limpa e avaliada, pelas educadoras. Posteriormente os familiares são convidados a participar na monitorização desta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em setembro, a terra é lavrada. Foram colocados adubos biológicos para fertilizar a terra.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não, mas pretende-se iniciar o processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

• Alecrim, Hortelã, Cana de açúcar, …
• Alface, Couve, Brócolos, Feijão, Ervilhas, Beterraba, …
• Laranjeira, Diospireiro, Pera melão,Limoeiro, Loureiro….

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada, no mínimo, 3 vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pragas em concreto não, mas recorre-se à eliminação das plantas daninhas (arrancar), sempre que necessário

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Os alunos da pré-escolar fazem, frequentemente, chá com as nossas ervas da horta (príncipe, hortelã, ...).
Por vezes são enviados para casa alguns ingredientes de forma a que os pais possam utilizar numa refeição.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Desenvolvem-se atividades em colaboração com os Encarregados de Educação.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 8º ano desenvolveram uma atividade com o objetivo de se estudar a relação entre os fatores bióticos e abióticos da nossa horta, enquanto ecossistema. Avaliaram-se alguns fatores ambientais (humidade, temperatura, pH e luminosidade) e identificaram-se alguns seres vivos existentes no ecossistema. Os alunos avaliaram, igualmente, as relações bióticas entre os seres vivos existentes na horta para compreender a relação entre os produtores e consumidores.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Foi contruída uma horta vertical reutilizando-se garrafas de plástico. .

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio Bartolomeu Dias

Professor coordenador da horta: Joana Alves