Escola EB Luísa Todi

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo 2015/2016.

2. Área aproximada da horta (m²)

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cidadania; Cidadania e Desenvolvimento; História e Geografia de Portugal; Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, na doação de algumas plantas e sementes e disponibilizando os alunos para atividades do Projeto Eco-Escolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta surgiu da articulação do Projeto Eco-Escolas (alunos Brigadas Verdes) e da Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores).
Os alunos de forma voluntária inscrevem-se para ocupar os seus tempos livres, na biblioteca, de forma entusiástica e têm um horário escolhido de acordo com as disponibilidades. Outros alunos, pontualmente, surgem e oferecem os seus préstimos executando tarefas. Envolvem-se, também, outros docentes porque reconhecem o espaço como um lugar de conhecimento onde os alunos vivenciam o resultado das suas pesquisas sobre as plantas, uma horta bio, compostagem…
Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas, compostagem...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta sua. Procuram, regularmente, a funcionária da biblioteca escolar e as professoras para executarem as tarefas.
Um grupo de seis alunos da Educação Especial, unidade de autismo, criou um pequeno sementário de aromáticas.
As plantas são identificadas pelos alunos com etiquetas criadas no computador e através de fotografia.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando paletes, as colocou com os alunos em bordadura onde se penduram os vasos. Estes preparados pelos alunos (garrafões e garrafas de água) e outros oferecidos para serem reutilizados. Com a ajuda do mesmo funcionário e dos alunos colocaram-se garrafas de água em altura.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com a disponibilidade dos alunos, dos docentes e da funcionária responsável, duas vezes durante a semana (horário fixo)e sempre que necessário. Às sextas feiras reforçam-se as regas. Quando não há alunos na escola há assunção de tarefas pela funcionária mais diretamente envolvida e por outras na sua ausência. Há a colaboração e acompanhamento das docentes e do Sr. Diretor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes de se proceder à limpeza e à fertilização do solo foram colocadas paletes em volta da horta e uma estrutura de suporte vertical para a colocação de garrafas de plástico. Aqui houve a intervenção do Sr. Diretor e de um funcionário. Com as professoras, a partir de garrafas de plástico e garrafões criaram-se vasos.
Depois, ao longo do ano, manualmente, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procedeu-se à limpeza e fertilização do solo (composto, borras de café, cinza, cascas de ovos…) Como se trata de canteiro pequeno é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (os próprios alunos).
Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta (alunos sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar... Por vezes,a rega faz-se com recolha de água das chuvas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor criado para o efeito. É feita com cascas de frutas, folhas, cascas de ovos, cinza e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Investimos, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e de primavera/verão.
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, alfazema, rosmaninho, orégãos, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alfaces, funcho, tomate, piri-piri, boldo, pera melão, e chu chu (estes dois últimos oferecidos por encarregados de educação) e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Plantaram-se algumas plantas comestíveis: calêndulas e amores perfeitos.
Fez-se a consociação favorável: alface e couve; espinafre e alface; tomate e alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas). Quando necessário a rega é feita de manhã e ao fim do dia. Rega manual com garrafão de água e por alagamento, nos fins de semana.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através de observação direta, semanalmente. Temos também uma roseira que serve de observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

1. O momento da rega é muito apreciada por todos os alunos, sobretudo quando existe água da chuva recolhida. Durante os meses de setembro, outubro, março, devido à seca foram efetuadas trinta e seis regas, pelos alunos, com uma média de seis alunos por rega. Os alunos participam com muito entusiasmo.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

2. O momento de colher as plantas, fazer os raminhos e preparar a banca de exposição dos produtos o que acontece cinco vezes no ano. Envolvem-se rotativamente doze alunos. A participação dos alunos é de grande azáfama e felicidade por verem os resultados do seu trabalho. Há uma grande participação de alunos, professores e funcionários.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

3. A participação na BECOFEIRA (Semana da Leitura e Semana do Projeto Eco- Escolas). Mercadinho de produtos e divulgação de aromáticas e hortícolas a toda a comunidade educativa. Este mercadinho tem muito impacto porque a escola recebe convidados e estes têm uma visita guiada à horta. Este ano os alunos leram o livro o Herbário e decoraram a horta com poemas que faziam alusão aos produtos da horta.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB Luísa Todi

Professor coordenador da horta: Maria José Cruz