Escola Básica António Rodrigues Sampaio

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área de Projeto e educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de sementes; Partilha de conhecimento.
(de forma esporádica)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Alunos (incluindo envolvência de Alunos com Necessidades Específicas): Aquisição de novos conhecimentos; Recolha de ervas aromáticas para consumo domiciliário; Colheita e secagem de folhas (com desidratador) para chá; Elaboração de etiquetas para venda no Dia de Agrupamento/Eco-Escola.

Sala de professores: Consumo diário de infusões de aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é efetuada no horário das disciplinas envolvidas e na disponibilidade dos docentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano foi efetuada uma mobilização do terreno e limpeza de invasoras; posteriormente, de uma forma sistemática, semanalmente, é realizada uma limpeza rotineira.

Após estudo efetuado, o solo é pobre e seco, apresentando carência mineralógica, a qual será compensada, no final do ano, com aditivo adequado (7-14-14 B+MgO).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utiliza-se um compostor de madeira, preenchendo-o, por exemplo, com ramos, folhas secas, cascas de fruta (exceto citrinos),...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

São cultivados as seguintes aromáticas: Tomilho, Menta chocolate, Lúcia Lima, Hortelã, Sálvia, Alecrim e Satureja.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A necessidade de rega é feita de acordo com as condições climáticas (apesar de ter sido ponderada para este ano, a recolha de água da chuva não foi possível por variadas condicionantes).

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica António Rodrigues Sampaio

Professor coordenador da horta: António Manuel Vieira de Aandrade Soares