Escola Básica Francisco de Arruda

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

menor do que 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Contribuem com resíduos orgânicos para a compostagem

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvem-se com o meio, adquirem gosto pelo trabalho com as plantas, compreendem a necessidade de corrigir o solo, de poupar água, a importância do trabalho em equipa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A repartição das tarefas é organizada pelos docentes envolvidos no clube "Vamos à Horta" com tarefas semanais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos são responsáveis pela limpeza e preparação do solo (cavar, regar, manutenção dos compostores). Na fertilização do solo é usado o estrume de cavalo solicitado à cavalariça da GNR (Ajuda) e com recurso ao substrato obtido através da compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola possui compostores tendo obtido mais alguns através de uma campanha da Câmara Municipal de Lisboa. Na compostagem usa matéria orgânica que os alunos, docentes e uma vizinha da escola trazem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - beterraba - cebola; batata - rabanete

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estamos na fase inicial de implementação de um sistema de recolha de água da chuva (insuficiente este ano). A rega é maioritariamente com recurso a uma mangueira ligada à rede de distribuição de água da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, tem sido necessário fazer a monitorização e controle das colónias de formigas com recurso a mézinhas naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho nas faveiras, como apenas apareceram no final da colheita não foi preciso combater.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

As aulas na horta permitem a exploração de conteúdos programáticos na prática: correção de solo, proteção da biodiversidade, importância das plantas e agentes polinizadores entre outros.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Francisco de Arruda

Professor coordenador da horta: Catarina Costa