Centro Helen Keller

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

 
A nossa horta foi assim em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos que fazemos horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

18 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Centro de Apoio à Aprendizagem, no âmbito das áreas de automonia pessoal e social; conhecimento do mundo e português funcional.

3.3. N.º de alunos envolvidos

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

O objetivo inicial seria integrarmos as famílias neste projeto, no entanto, este ano letivo não foi possível.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ficaram mais sensíveis para a importância da utilização da horta, da sustentabilidade e da alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cuidada 3 vezes por semana por todos os alunos com o apoio dos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial, o terreno foi limpo e a terra foi lavrada.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, rúcula, coentros e salsa. Foram semeados tomates, no entanto, no início do crescimento os pavões comeram.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada 3 vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que é feita a manutenção da horta, é realizada a monotorização de pragas e doenças, através da observação da terra e das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Pavões e gatos que utilizam o espaço envolvente.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

Para além das atividades realizadas no âmbito do apoio no Centro de Apoio à Aprendizagem, não foi possível realizar outras atividades em torno da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Centro Helen Keller

Professor coordenador da horta: Ana Rita Ramos