Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o dia 3 de maio de 2019

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oferta Complementar- PAFC

3.3. N.º de alunos envolvidos

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Apenas um Encarregado de Educação. O Encarregado de Educação ajudou capinando a área a ser intervencionada visto que, nesse local existia grande densidade de ervas daninhas, pois localiza-se no meio de um laranjal que estava abandonado há mais de 2 anos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Houve outras turmas que manifestaram também interesse em criar uma horta biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No momento da preparação do terreno, todos os elementos da turma cavaram um pouco de terra. Depois todos ajudaram na colocação das hortícolas e rega no momento da plantação. Nos dias seguintes, fez-se uma escala de serviço semanal, organizando a turma em grupos de 3 alunos cada. Cada dia, há um grupo que fica incumbido de regar a horta. Na aula de OFC, que ocorre uma vez por semana, toda a turma, juntamente com a professora, deslocam-se à horta para ver a evolução do crescimento das hortícolas e da germinação das sementes (feijões e ervilhas)

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta tem pouco tempo ainda não tem muitas ervas daninhas, no entanto, as poucas que tem aparecido, têm sido removidas à mão.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor (com paletes de madeira usada) pela mesma turma, no entanto, ainda não foi possível obter composto para ter sido usado nesta horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Courgetes, tomateiros, alfaces, ervilhas, feijões, lavândulas e alecrim.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias, durante a semana, 3 alunos de cada vez, tem responsabilidade de regar as hortícolas

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

Colheita de laranjas para degustação pelos alunos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Uma vez que a autorização para uso do terreno do laranjal, por parte da CMOB, foi recebida tardiamente, a concretização da horta foi consequentemente feita tardiamente. Optou-se por cultivar espécies de crescimento rápido, para ver se ainda seria possível colher alguns produtos resultantes desta horta ainda no decorrer deste ano letivo. No entanto, não foi possível concretizar nenhuma das atividades sugeridas e pretendidas (elaboração de receitas (sopas/saladas/bolos, etc) com os produtos obtidos na horta biológica e dar a degustar aos diversos elementos da população escolar, pois ainda não houve tempo suficiente para crescimento, floração e frutificação.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Elisabete Ribeiro Correia Almeida