Escola EB1/JI Caminha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

36 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

98

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

7

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com a oferta de sementes para a horta e plantas para o jardim vertical. Além disso, são sempre envolvidos nas várias etapas, desde a preparação da mesma até à colheita dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência de uma horta na nossa escola possibilita às nossas crianças/alunos vivenciar de uma forma diferente as várias etapas por que passam as plantas, desde a sementeira, até à colheita dos produtos. Além disso, dá-se relevância ao facto de se tratar de uma horta biológica, na qual não se utilizam produtos químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São repartidas tarefas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo. São, ainda, envolvidas as várias assistentes operacionais e, por vezes, contamos com a colaboração de alguns familiares.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para esta tarefa contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho e de alguns familiares

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem são utilizados os resíduos diários do refeitório da escola. É uma tarefa realizada, rotativamente, pelas turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo, temos na nossa horta; favas, ervilhas tortas, brócolos, feijões, batatas, couve-flor, cebola, couve galega. Temos, também, ervas aromáticas como: hortelã, cidreira e alecrim.
No nosso jardim vertical, plantámos morangueiros e plantas decorativas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada, rotativamente, pelas várias turmas da escola. Contamos, ainda, com a colaboração das assistentes operacionais na rega da horta e do jardim vertical.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Esta monitorização é feita aquando da rega. Contamos, também, com a colaboração de alguns familiares.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Todos os anos, é habitual realizarmos a "Feira da Primavera" na praça central da nossa vila, com os produtos retirados da nossa horta biológica e com outro tipo de produtos. É sempre feita numa quarta-feira para coincidir com a feira semanal de Caminha e contarmos com mais envolvimento da comunidade, a qual adere sempre com entusiasmo.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Como ao longo do ano, as tarefas da horta vão sendo repartidas pelas várias turmas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, cria-se um espírito de camaradagem e de partilha, além de lhes incutir o sentido da responsabilidade. Sensibiliza-os, ainda, para os aspetos ambientais por se tratar de uma horta biológica.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Maria Albina Amorim de Passos