Escola EB1/PE/C de São Vicente

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi realizada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta está organizada em paletes reaproveitadas de madeira e está inserida no parque do pré-escolar;

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na recolha de sementes e plantas, sempre que necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com o crescimento dos hortícolas, as próprias crianças vão apanhando as alfaces por exemplo, e levam para a cozinha para a cozinheira confecionar, no nosso entender isto incentivou as crianças a comer alface às refeições;

Por outro lado, desenvolveu nas crianças sentido de responsabilidade em querer manter a horta em bom estado.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente é escolhido um grupo de crianças que ficam com a tarefa de manutenção da horta, regar, verificar crescimento e colher.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi recolhida num terreno exterior da escola, onde existem árvores de grande porte e com num terreno agrícola de um senhor vizinho;

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenoura; milho; feijão; tomate, abóboras, pepinos e alho fra alho francês;

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

Intercâmbio de gerações, com uma instituição local; Dinamização do parque;

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Esta horta resultou de uma parceria com os utentes da ADENORMA (instituição, centro de dia para idosos), que vieram à escola partilhar com as crianças a sua sabedoria em relação às hortas e sementeiras, estiveram envolvidos 9 utentes e todas as crianças do pré escolar e do 1º ano;

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Como a horta está implementada no parque exterior das crianças, a dinamização deste espaço foi realizada toda em torno desta.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/PE/C de São Vicente

Professor coordenador da horta: Nélia Andrade Baptista