Escola Básica de Bitarães

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A criação da horta biológica na escola, bem como as atividades de manutenção e conservação, como forma de mostrar aos alunos a importância da natureza, das plantas, dos animais e a relação entre estes e o ser humano, deu-se há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

aproximadamente 40 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

13

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Matemática e Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboraram disponibilizando sementes, húmus, plantas, e estacas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Esta atividade foi pensada para os alunos que depois poderão replicar as aprendizagens realizadas junto das famílias. A grande aposta foi na dinamização de atividades divertidas que incluíssem todos as crianças desde o Jardim de Infância até aos alunos do 4º ano. Uma das atividades, criação de uma vedação para a horta, realizada no dia " Pinta Pneus", proporcionou momentos de contacto com a natureza, frequência de espaços ao ar livre que se traduziram em aprendizagens e valorização dos espaços exteriores da escola.
As sementeiras feitas nas salas, depois de germinadas foram transplantadas para a horta. As atividades de manutenção da horta, nomeadamente a rega e retirar as plantas espontâneas, incluem todos os alunos, havendo para o efeito uma escala elaborada e aprovada pelos conselheiros Eco-escolas. .

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas do segundo ano fizeram sementeiras dentro da sala de aula. As turmas de terceiro ano fizeram atividades de reprodução de plantas, nomeadamente reprodução por estaca, no caso das sardinheiras.

7. Como é feita a preparação do solo?

De acordo com a escala elaborada , duas turmas por semana fazem a manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi colocado junto de uma árvore para ter alguma sombra (para evitar a secagem do composto). Na parte inferior do compostor foram colocados pequenos ramos para possibilitar o arejamento e impedir a compactação. Em seguida foram colocados resíduos em camadas alternadas. resíduos verdes como folhas verdes,restos de vegetais crus e frutas, borras de café e sacos de chã, hortaliças, cascas de ovos esmagadas, ou pão e resíduos castanhos como palha e erva seca, restos de frutos secos, cascas de batata e guardanapos de papel usados pelos alunos no lanche.
Os .resíduos estão colocados em contacto com a terra para permitir a entrada de microrganismos e a drenagem da água..
Sempre que necessário( quando os resíduos estão secos ) são regados..

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A consorciação de culturas foi realizada tendo em conta que a horta é de tamanho reduzido e assim podem cultiva-se duas ou mais culturas em proximidade.
Houve o cuidado de incentivar a biodiversidade, proporcionando um habitat para uma variedade de insetos e organismos no solo , que ajudam a limitar surtos de pragas, aumentando a biodiversidade de predadores.
A , existência de diferentes culturas aumenta as barreiras contra a dispersão biológica de pragas fomentada pela introdução de plantas aromáticas..

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com a escala definida duas turmas por semana regam e cuidam da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento não foram encontradas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Dia Pinta Pneus; Etiquetagem das plantas da horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Dia Pinta Pneus realizou-se durante um dia e todas as turmas pintaram pneus, para depois colocarem na horta.Também observaram e desenharam a horta como estava e como gostavam que ela estivesse.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Observação e registo de aspetos da natureza para elaborar a etiquetagem das plantas da escola e da horta irá decorrer no Dia do Agrupamento (7 de junho) e participam todos os alunos. A etiquetagem é feita ta partir d o modelo em uso pelo programa Eco-escolas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Bitarães

Professor coordenador da horta: Maria Manuela Meireles de Carvalho