Escola EBI de S. Martinho do Campo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oficina de Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Centro de Apoio à aprendizagem - Núcleo de Ensino Estruturado (Autismo)

Diário - porque temos animais (galinhas e patos).
Três vezes por semana rega, manutenção das plantações e das estufas.
Três vezes por semana - engloba a organização e limpeza dos espaços.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Na comunidade - venda de produtos cuja verba reverte para aquisição instrumentos e sementes/plantas para a horta.
Nos alunos - despertar uma maior consciência para a vida na natureza (ciclo da vida das plantas e dos animais), desenvolvimento da motricidade;
aprendizagem em contextos reais;
Desenvolvimento de questões relacionadas com a integração sensorial;
Responsabilização na execução de tarefas;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diária - há um responsável diário para as tarefas diárias e que não podem ser descoradas (alimentar os animais e recolher os ovos);
Consoante o dia e o tempo da disciplina de cada aluno.

7. Como é feita a preparação do solo?

Estas tarefas são efetuadas preferente por todos os intervenientes,
no entanto o tempo que cada um intervém é diferente consoante o ritmo
e a funcionalidade de cada aluno.
Os assistentes operacionais fazem a maior parte da fertilização e mobilização dos solos.
Há o aproveitamento de todos os restos orgânicos que advêm da horta para a fertilização.
Faz-se também o aproveitamento das borras de café para adicionar ao solo.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas
Plantações sazonais
Árvores de fruto

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da utilização de recipientes.
Através da rega direta com mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e patos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Confeção de sopas e outros pratos é semanalmente na Oficina de Culinária.
Aulas na horta também se realizam semanalmente.
A feira na escola ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que há excedente de produtos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Para além de todas as atividades desenvolvidas é um espaço onde nos podemos sentar a conversar, porque é um local agradável. Podemos dar aulas ao ar livre, sempre que as condições atmosféricas são favoráveis.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Paula Cristina Gonçalves Portela