Jardim de Infância de Seide S. Miguel

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 1 ano e meio

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Criou-se um grupo de 6 familiares responsável pela manutenção da horta. As restantes famílias das 40 crianças, estão responsáveis pela rega durante o tempo mais quente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com a criação da horta verificou-se um envolvimento da comunidade na partilha de sementes e plantas e de sugestões de cultivo biológico. Várias pessoas visitaram a horta e quiseram inteirar-se da organização inerente à sua manutenção. Verificou-se também que algumas escolas vizinhas inspiraram-se na nossa horta para criarem as suas.
Nos alunos é evidente o elevado grau de satisfação que sentem de cada vez que cultivam, tratam e colhem o que plantaram. Verifica-se ainda o cuidado que têm com as plantas quando estão a limpar as ervas daninhas. Salienta-se ainda a motivação acrescida das crianças para o consumo de produtos hortícolas. Evidencia-se a importância que atribuem à horta pois em alguns casos incentivaram os pais a criarem uma horta em casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Um grupo de 6 familiares está responsável pela manutenção da horta e entre si combinam e repartem tarefas. Em dias acordados com as educadoras, esses familiares, à vez, vão às salas buscar as crianças (em grupos de 6) e em conjunto fazem o que estipularam fazer.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças arrancam as ervas daninhas e os adultos com sacholas ou com a máquina de fresar revolvem a terra para ficar macia. Depois, espalha-se estrume de galinha, fornecido por um destes familiares, e volta-se a revolver a terra. Deixa-se ficar, dois ou três dias a descansar e de seguida dá-se início às sementeiras ou plantações.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos a iniciar o processo de compostagem, numa parceria com o projeto "Aldeia Circular" (projeto partilhado da junta de freguesia de Seide S. Miguel com o nosso jardim-de-infância que visa a economia circular através da criação de um nova horta biológica e de um centro de compostagem).
Os materiais utilizados são apenas resíduos orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata - batata doce - nabos - nabiças - couve penca - couve coração - couve lombarda - couve roxa - couve bróculos - couve flor - couve galega - espinafres - ervilhas de grão - ervilhas de quebrar - favas - feijão verde - tomate coração de boi - tomate caxuxo - tomate cereja - alface manteiga e frisada- abóbora nacional - abóbora da Guiné- Bissau - cebolas - alho - alho francês - pimento verde e vermelho - pepino - curgete - malaguetas - salsa - coentros - cidreira - hortelã.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estamos a iniciar a recolha da água da chuva que está a ser feita com um bidão de cerca de 100litros, donde se retira com um balde pequeno para regar.
Durante os períodos que não há água da chuva, os adultos à vez (mediante uma tabela calendarizada) regam com água do poço que está acessível através de uma torneira e mangueira colocada estrategicamente no meio da horta.
No verão a rega é feita diariamente e nas outras épocas do ano verifica-se primeiro o estado de seca do solo e só depois é que se rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação direta e diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira na Escola - Sempre que há excedentes da horta faz-se uma venda aos familiares das crianças na entrada da escola. A verba angariada serve para financiar novos projetos ou para aquisição de materiais de apoio à horta.
Neste ano letivo já se realizou 4 vezes e envolveu 2 adultos e os 40 alunos (grupos de 10 em cada feira). Os alunos fizeram a colheita dos legumes, ajudaram a "montar a banca" e tiveram a tarefa de vender. Como se trata de produtos da nossa horta, quase todas as famílias fazem questão de os comprar alegando que por serem biológicos têm outro sabor.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confeção de sopas e saladas- As crianças vão à horta colher os legumes e são elas que ajudam a confecionar as saladas. A sopa só fizemos uma vez na escola, no entanto, enviamos os legumes para a cozinha do 1º ciclo (onde é confecionada a comida que consumimos) para ser feita pela cozinheira.
Esta atividade de confeção de saladas, envolve as 40 crianças que, rotativamente em grupos de 2/3 crianças, as fazem com enorme satisfação.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Aulas na horta- Aproveitamos sempre a oportunidade de estar na horta para fazer aprendizagens curriculares. Por exemplo, a observação da germinação de leguminosas e o seu crescimento para se trabalhar as fases de vida de uma planta (ciências experimentais); a contagem de plantas colhidas e o seu tamanho (matemática); os intervalos de distância de cada planta (matemática); a divisão dos espaços para as plantações (geometria); nomes das plantas e descoberta de palavras que rimam (linguagem oral); ajuda e cooperação na manutenção da horta (desenvolvimento pessoal e social); origem das sementes (conhecimento do mundo).
Todas estas aprendizagens são transmitidas pelas crianças aos seus pais, revelando-se uma forma de comunicação de conhecimentos.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A Horta Biológica surgiu por sugestão dos pais, reforçando as boas práticas que o JI Seide S. Miguel vem implementando e que são fundamentais para o crescimento saudável e feliz das nossas crianças, nomeadamente: a alimentação equilibrada com a ingestão diária de fruta e legumes; o contacto com a natureza, mexendo na terra, água, lama e plantas; o envolvimento da família num trabalho colaborativo; a aprendizagem e acompanhamento do processo natural e evolutivo dos legumes e frutos.
E como as nossas refeições são confecionadas localmente, pretendemos também criar alguma sustentabilidade no consumo de hortícolas e frutícolas.
Deste modo, estamos a educar para o futuro. E para que todos tenham a possibilidade de aprender a cultivar e se sintam envolvidos neste projeto, dividimos as turmas em pequenos grupos que trabalham à vez sob orientação de um familiar responsável.
Foi construída uma pequena estufa neste espaço para, durante o inverno podermos ter alface e tomate para as saladas.
Evidenciamos ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão às boas práticas de cultivo da horta biológica, ao atribuir, em 28 de setembro de 2018, o Selo Visão25 ao nosso jardim-de-infância.

15.1. Link para a página da horta

A nossa horta biológica não tem pagina própria. As informações/notícias sobre a sua manutenção são publicadas na página geral de facebook do JI Seide S. Miguel: https://www.facebook.com/ji.seides.miguel

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância de Seide S. Miguel

Professor coordenador da horta: Maria Elsa Padrão Ferreira Cruz Dias Mendanha