Escola EB 2,3 Carlos Paredes

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde fevereiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação física e Ciências da Natureza

3.3. N.º de alunos envolvidos

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos começam a despertar interesse por produtos horticulas e descobrem de que sementes provêem os produtos.
Estão mais atentos ao tempo e às alterações climáticas (seca,...).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe vários grupos de alunos que são responsáveis pela rega durante a semana.
Existe um tempo semanal para retirar ervas daninhas e para plantação.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do terreno foi feita pelo alunos.
Posteriormente os funcionários da Junta de Freguesia vieram lavrar o terreno.
A Fertilização é realizada com o nosso compostor e por borras de café proveniente do bar da escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O nosso compostor é feito de paletes e tem as borras do café, folhas secas, aparas de relva e restos de frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos Alfaces, alhos, couve galega, chucho, Phisalys.
Aromáticas temos Salsa, Coentros, Aipo, Tomilho

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega está dividida por vários grupos de alunos que são responsáveis pela rega durante a semana.
Temos garrafas de 1,5L como sistema de rega conta a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste momento não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Foram realizadas 3 feiras na escola durante o mês de maio. Envolveu os 28 alunos que participam na Horta bem como os professores envolvidos. Teve grande impacto na comunidade escolar pois a maioria dos produtos foram vendidos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Carlos Paredes

Professor coordenador da horta: Marta Isabel Nunes Afonso