Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciamos a laboração na horta pedagógica “Quinta das Faias” este ano lectivo 2010

2. Área aproximada da horta (m²)

A área da horta de 20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas mediante a transmissão de conhecimentos pela sua prática agrícola e fornecimento de sementeiras uma vez por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O trabalho na horta já é uma prática recorrente na Maia, visto que se trata de uma localidade, especialmente, agrícola. Contudo temos de mudar alguns aspectos nomeadamente, mudança de mentalidades, na generalidade, na aplicação de produtos químicos nos produtos agrícolas, visto que é uma prática muito patente na nossa sociedade mas que felizmente, e certos, que vamos conseguir mudar mentalidades, a compra de sementeiras quando podemos tê-las e o abuso excessivo da água para a rega da horta quando temos reservatórios para acumular a água da chuva.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos três equipas distribuídas pelas três turmas com quem trabalhamos, assim: A turma divide-se em três equipas de trabalho; uma equipa trata da obtenção e tratamento da compostagem, esta obtenção é cedida pela cantina da escola e pelas famílias mediante a vermicompostagem como também a manutenção das cortinas de abrigo de metrosideos e buchos. A outra equipa dedica-se a manutenção da terra nomeadamente limpeza “monda” do plantio e da terra como também do pomar e quinta exterior e por último a rega com a água proveniente das águas das chuvas devidamente armazenadas durante o ano nos nossos reservatórios, monda e apanha de plantas aromáticas do nosso canteiro. A estufa está dividida em três canteiros grandes onde as três equipas se dedicam a fazer sementeiras e transplantá-las posteriormente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita mediante a limpeza/remoção de ervas e espécies invasoras através de sachos, ancinhos entre outros artefactos agrícolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita mediante a Vermicompostagem através da obtenção de produtos que são cedidos pela cantina e bar da nossa escola como também de familiares e docentes. Os produtos são cascas de frutas, leguminosas e ervas secas que temos na escola com compostagem originária de minhocas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de: milho doce; cenoura; couves; nabos; alfaces; abóboras, agrião, alho francês, coentros, cenouras, salsa, feijão -verde, alho, Aromáticas, favas. Para proteger a nossa horta plantámos Faias e buchos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita mediante regadores, com água dos nossos reservatórios,com aguas captadas da chuva, no início do dia e no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Temos recebido formação de um engenheiro agrónomo, dos serviços florestais de Ponta Delgada que nos ajudou no sentido de controlar-mos as pragas e as doenças desde armadilhas para moscas através de garrafas de plástico com algo doce para atrair os insetos como também farelo para evitar a vinda de caracóis perto das plantações entre outras.
Temos o nosso morcegario que também nos ajuda ao combate as pragas como também o canteiro de aromáticas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Algumas pragas não conseguimos combater, não temos formação suficiente. A maior parte delas combatemos de forma natural como recurso a armadilhas como farelo e cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira na escola: realizou-se 3 vezes com 50 pessoas envolvidas, participação ativa dos alunos na venda de produtos o impacto na sociedade foi positivo porque permitiu os alunos venderem os seus produtos.


Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aulas na Horta: As aulas realizavam-se 3 vezes por semana, os alunos tinham aulas in loco de forma prática. 18 Alunos e o impacto foi positivo porque permitiu os alunos passarem da teoria para a prática torando-se aulas mais apelativas

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

quintadasfaias@ebimaia.net- era mais um meio de comunicação para a nossa venda de produtos

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

Professor coordenador da horta: Juan Pacheco