Escola EB Seide S. Miguel

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Fevereiro de 2019

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo Do Meio e desenvolvimento do Plano de Turma

3.3. N.º de alunos envolvidos

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Convidadas a vir a escola em parceria com a associação de pais e o projeto escola sem muros. pelo menos uma vês por mês.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Interesse demonstrado por alunos, famílias e toda a comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita no tempo letivo da disciplina de desenvolvimento do plano de Turma e com a ajuda da associação de pais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos a fertilização e feita com material de compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

resíduos orgânicos que as crianças trazem de casa, ou então da nossa horta como as ervas daninhas secas que são retiradas e do jardim da escola, como a relva e folhas secas, são utilizados também restos das frutas dos lanches e da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves galegas e batatas
Tomates e alface
Broculos e courgettes
Ervas aromáticas

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as condições meteorológicas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

nada a registar

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Inicio das sementeiras: Os aluno sementaram seis espécies autóctones, amieiros,castanheiro,nogueira,aveleira,carvalho e pilriteiro.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

inicio da horta biológica- Plantação de couves Courgettes e broculos com a colaboração de alguns membros da associação de pais.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Plantação de tomates cherry, alfaces,ervas aromáticas com ajuda de avós de alguns alunos que se predispuseram a ajudar.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Envolvimento e interesse por parte de toda a comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB Seide S. Miguel

Professor coordenador da horta: Vera Alexandra Almeida Moreira