Escola Secundária de Caldas das Taipas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

140

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Atividades para a vida ativa

3.3. N.º de alunos envolvidos

3

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo espécies para transplantar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos aprendem o ciclo de vida de algumas espécies vegetais, desde a sua sementeira até ao momento em que de novo voltam a dar sementes. Ficam também a conhecer a sazonalidade de algumas espécies vegetais.
Relativamente aos professores podem adquirir os produtos colhidos na horta, ficando também a conhecer a sazonalidade desses mesmos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efetuada pelos professores coordenadores do projeto Eco-escolas, pelos alunos e pelos assistentes operacionais. Todos os trabalhos referentes à manutenção da estrutura da horta é efetuada pelos assistentes operacionais. A manutenção do solo é efetuada pelos professores e alunos durante o período letivo. Nas interrupções das atividades letivas é efetuada pelos assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo é efetuada recorrendo a utensílios manuais e elétricos (motoenxada). A fertilização é efetuada recorrendo ao composto produzido nos compostores da escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É efetuada com os restos vegetais obtidos da limpeza do jardim da escola bem como com os restos da cantina, bar e sala dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega só é efetuada quando as culturas necessitam.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Duas a três vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira na escola - Nesta atividade, depois da colheita dos legumes cultivados na horta, os mesmos são embalados. Posteriormente é efetuada uma pequena feira que permite que esses produtos possam ser vendidos à comunidade escolar. Esta compra é feita principalmente por parte dos professores.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aula na horta - Neste tipo de atividade os alunos efetuam todas as tarefas inerentes à exploração da horta, nomeadamente, preparação do terreno para as novas sementeiras ou plantações; sementeiras ou plantações de novas espécies; monda dos canteiros da horta; rega dos canteiros da horta; colheitas dos produtos da horta e embalamento dos produtos da horta para posterior venda na feira.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária de Caldas das Taipas

Professor coordenador da horta: Gracinda da Conceição Duarte Rodrigues