Jardim de Infância da Afeiteira

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos letivos aproximadamente

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Jardim de Infância

3.3. N.º de alunos envolvidos

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Durante todo o ano, com a participação ativa dos avós e a sua orientação na manutenção da horta e árvores de fruto. Os familiares sempre que são solicitados colaboram ativamente, como foi o caso da feira de outono.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos da horta ao serem cuidados e preparados pelas crianças, facilita o experimentar novos sabores e a introduzir a salada (por exemplo) de uma forma mais natural e apelativa. Aprendem as diferentes formas de apanhar os produtos da horta, a reconhecer os cheiros e as formas... Todos os produtos da horta são para consumo nas refeições escolares: às vezes confecionamos no próprio jardim de infância para que as crianças participem em todo o processo, como foi o caso das favas, ervilhas, açorda, saladas..., outras vezes enviamos para a cozinha do agrupamento (couve para a sopa).
Como temos por vizinhos um lar de 3ª idade, aprendemos algumas coisas com eles (gostam de nos ver a tratar da horta e dizer como se faz). Temos até um senhor responsável pela horta, quando nós não estamos (fim de semana e férias)
As pessoas que vão visitar os idosos também nos perguntam coisas quando vêem as crianças na horta, ficam admirados e dizem: muito bem! assim é que é!
Este ano também fizemos a venda das cebolas no mercado municipal, e com o dinheiro angariado vamos comprar utensílios para a horta (talvez um ancinho).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos um mapa de tarefas e uma delas é tratar da horta. Esta tarefa é semanal e feita por duas crianças de cada vez (uma mais crescida e outra mais nova para se poderem ajudar). Há um avô que todas as semanas passa pela horta para supervisionar e dar sugestões de melhoria. Há também um utente do lar de 3ª idade (nosso vizinho), que tem a chave do portão e faz a rega ao fim de semana e férias se for necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira preparação esteve a cargo da autarquia (limpeza e cavar a terra)
A fertilização foi um avô (composto natural do ano passado e estrume de cavalo - oferta de outro avô dono de uma cavalariça).
As crianças participam na preparação dos canteiros com o apoio do adulto.
Quando retirámos o nosso composto do compostor, enriquecemos a terra da horta, das árvores de fruto, e fizemos um pequeno jardim.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor, que vai sendo alimentado pelos resíduos alimentares que as crianças trazem de casa, as cascas das nossas frutas e às vezes pedimos ao lar de 3ª idade e a um restaurante, as cascas de batata, cenoura... quando fazem sopa. As folhas secas são as que caiem da nossa árvore (plátano) no outono. Esta tarefa também está organizada em tabela de duas entradas, de forma a que todos possam participar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos: alfaces, ervilhas, favas, couve, coentros, salsa, cebolas, trigo, tomate e feijão.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

com água da rede

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando regamos, ou se não for necessário regar, semanalmente quem tem a tarefa da horta, verifica se está tudo bem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas. Pesquisámos e fizemos uma barreira de cinza para elas não passarem para a horta.
E cascas de ovos esmagadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Outra

Outra, qual?

Construção da peneira, do tripé e da estufa. Atividades de culinária: favas com chouriço, ervilhas com ovos, saladas, confeção de pão, açorda... Fazer ramos de coentros (um para cada criança levar para casa). Apanhar limões. Fazer limonada.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A feira do outono realizou-se no dia 13 de novembro, no jardim público e teve a participação de todos os jardins de infância do agrupamento. Estiveram envolvidas todas as crianças da educação pré escolar do agrupamento, pessoal docente e não docente, pais, familiares e comunidade em geral. Teve também o apoio da autarquia. Os pais e familiares ficaram responsáveis pela venda e organização dos produtos, a autarquia teve a cargo a logística necessária para a realização do evento e as crianças participaram na ornamentação da barraquinha, na divulgação através da rádio granada e cartazes, e também na animação do jardim. O balanço foi muito positivo. (Registado numa entrevista à rádio Granada)

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Escolhemos a confeção do pão porque foi uma atividade que se desenvolveu em articulação com um professor do 3º ciclo do agrupamento, e também porque foi o inicio e fio condutor do trabalho realizado. Foi a partir deste projeto que começámos a incluir o pão no lanche da manhã, aprendemos que a semente é o principio e depois o fim (noção de ciclo), o tempo cronológico e meteorológico...

Fotografias

Atividade 3

Descrição

O compostor faz parte das atividades relacionadas com a horta. Tem a colaboração dos pais, familiares e por vezes do lar vizinho e de um restaurante local. É uma atividade que se desenvolve ao longo do ano e necessita de manutenção. As crianças estão envolvidas nas tarefas diárias e todos os anos temos conseguido retirar composto orgânico.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta proporciona uma variedade de oportunidades de descoberta e experimentação. É um projeto que não começa e acaba com o ano letivo. Tem sempre continuidade até porque uma parte do grupo se mantém. É abrangente a todas as áreas preconizadas nas orientações curriculares para a educação pré-escolar. Temos de melhorar a questão da rega e enriquecer o solo.

15.1. Link para a página da horta

https://primeiraetapa.blogspot.com/

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância da Afeiteira

Professor coordenador da horta: Maria Adelia Bernardo Pinto