Externato de S. José

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola teve horta desde sempre. Cuidada pela Comunidade religiosa. Para os alunos cuidarem há cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta dos alunos é pequena, formada por um conjunto de 19 módulos de 2 peças cada (horta vertical) no Jardim de Infância, o 1º ciclo tem um talhão de 15m quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

o que diz respeito a Ciências Naturais e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Essencialmente, a horta serve para as crianças perceberem que os legumes, as saladas e as hortaliças nascem e crescem na terra e não nas embalagens do supermercado. Verem as plantas nascer é para as crianças uma descoberta sempre nova e fascinante.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é feita pelas professoras e educadoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

No Jardim de Infância a terra vegetal é renovada nos módulos, no talhão do Jardim de Infância, o jardineiro prepara o que é mais difícil e depois as crianças com as professoras fazem as suas experiências.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, favas, ervilhas, cebolas, coentros, morangos...
feijão, nabiças, couves, plantas aromáticas, salsa, hortelã...

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, ao fim do dia, com a ajuda das crianças com pequenos regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem sido necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

O dia da alimentação saudável no Jardim de Infância teve muito sucesso. envolveu todo o Jardim de Infância 105 crianças, 5 educadoras, 7 vigilantes.
Os 3 anos fizeram um bolo de cenoura, os 4 anos espetadas de fruta para o lanche da manhã e os 5 anos uma deliciosa sopa de legumes.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Muitos dos professores gostam de dar as aulas na Horta ou no Jardim, quando o tema se relaciona com plantas, sementes ou diferenciação das espécies. Mas não fazem registos fotográficos.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta é um elemento pedagógico que contribui para a formação integral dos alunos, ajudando também a desenvolver neles o sentido de pertença à terra.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Externato de S. José

Professor coordenador da horta: Maria da Assunção Duarte Faustino