Escola EB Ferreira de Castro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais , Geografia e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta situa-se junto ao Centro de Apoio à Aprendizagem e os alunos gostam de colaborar nas operações de rega e de limpeza ou simplesmente de passear no local. A equipa da asinoterapia também usa o local, não só para os burros mas também para o ponei e o coelho.
Alguns dos alunos da escola que cumprem penas de trabalho comunitário pedem para ir para a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como não existiu este ano disciplina nem clube de jardinagem, a manutenção da horta foi feita de forma casuística pela equipa de professores da Eco-Escola, pelos professores e alunos do Centro de Aprendizagem, pelos alunos a cumprir trabalho comunitário e por uma funcionária da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente, com ferramentas tradicionais.
Não foi feita fertilização, porque se faz pousio e rotação de culturas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor de plástico oferecido por uma professora e colocamos lá ervas daninhas, folhas de choupo e resíduos orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: funcho, alfazema, cidreira, alecrim, menta, oregãos, salva e arruda.
Outras plantas comestíveis: espinafres selvagens, linhaça e morangos.
Flores: capuchinha e jarros.
Suculentas várias.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um ponto de água a que está ligada uma mangueira. Sempre que nos parece que as plantas precisam de ser regadas a pessoa que estiver mais disponível rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Até agora não tivemos qualquer praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Trabalho comunitário.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição


Realizou-se uma vez com cada turma do 5º ano.
Aula realizada pelos professores de Ciências Naturais sobre as suculentas
(Plantas xerófilas).

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB Ferreira de Castro

Professor coordenador da horta: José Manuel Malta Ventura Pinto