Escola Profissional Infante D. Henrique

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2015/2016 mas antes disso, já havia ervas aromáticas em vasos e em canteiros

2. Área aproximada da horta (m²)

Temos uma horta pequena com cerca de 40m2 e outra bastante maior com mais de 200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Serviços de Cozinha e Pastelaria

3.3. N.º de alunos envolvidos

cerca de 35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados e educação e familiares doam sementes para a horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta possibilita aos alunos o contacto com espécies vegetais até então desconhecidas. Aprendem a reconhecer as principais espécies utilizadas na nossa gastronomia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sempre que necessário as regas são efetuadas ao início da manhã e/ou ao final do dia. As sementeiras, podas e limpezas são coordenadas por um professor e pelos assistentes operacionais. Os alunos participam normalmente acompanhados pelo professor, embora algumas colheitas sejam realizadas de forma autónoma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Se for necessário, são removidas as pedras e outros elementos estranhos ao cultivo. Posteriormente a terra é enriquecida com o composto preparado no ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com recurso aos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas e nos restaurantes da escola. Esta camada de verdes é alternada com os castanhos produzidos na escola, nomeadamente as folhas caídas das árvores de folha caduca, espigas debulhadas e matéria de poda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

São produzidas mais de 50 espécies vegetais incluindo ervas aromáticas, flores comestíveis, frutos, cereais, brássicas, tubérculos, raízes, legumes de fruto e leguminosas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola possui um poço localizado na zona mais alta. Existe um depósito onde a água é armazenada e a rega é feita com recurso a mangueiras por ação da gravidade.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não há monitorização de pragas ou doenças. É feita inspeção visual sempre que são realizadas intervenções na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foram registadas pragas este ano mas existem joaninhas que habitam por rotina na horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Relativamente à confeção de pratos é a atividade que se realiza de forma mais reiterada. Os concursos assumiram a forma de jogos no Open Day (30/04). As aulas na horta acontecem amiúde.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Profissional Infante D. Henrique

Professor coordenador da horta: Ana Raquel Caldas