Escola EB de Canaviais

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

- A horta foi iniciada só este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

- Mais ou menos 55(m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

- 11 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

- Estudo do meio , português, expressão plástica e matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos

213

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sim (de destacar avós e pais).
- Participaram na preparação do terreno na doação de plantas e sementes. A sua participação teve maior impacto no inicio da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Grande empenho e interesse por parte dos alunos.
- Fizeram aprendizagens em contacto direto dos conteúdos previstos no programa do 1º ciclo sobretudo na área de estudo do meio.
- Os produtos hortícolas foram utilizados na confeção das refeições da cantina escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Cada turma tem a sua responsabilidade uma parcela de terreno que deve cuidar e manter.

7. Como é feita a preparação do solo?

- A limpeza e fertilização esteve a cargo de pais, avós e professores a mobilização diária é feita pelos alunos orientados pelos respetivos professores

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Rega manual , mas está preparada para futuramente ser automática com temporizador

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

-Não se verificou até ao momento

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

- Elaboração de ninhos para serem colocados nas arvores, e placas identificativas de cada parcela e de cada produto cultivado

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Todas as assinaladas foram bastante significativas para todos os alunos. Realizaram-se com alguma periodicidade sempre que possível. A horta foi um desfio para toda a comunidade educativa, principlamente alunos e pais / encarregados de educação.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Houve necessidade de nos mobilizarmos para limitar o espaço da horta, que se encontra junto ao campo de futebol da escola, facto respeitado pelos alunos e que trouxe muita participação por parte da comunidade

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB de Canaviais

Professor coordenador da horta: Arminda Dias Escária