Externato Infante D. Henrique

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

45

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Direção de turma

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são desafiadas pela escola a ajudar na implementação da horta, mediante a cedência de plantas hortícolas, flores, ervas aromáticas e outras. Além disso este ano alguns familiares criaram cercas/tutores/placas de identificação para a horta dos seus filhos/netos/sobrinhos. em alguns casos os familiares vieram à horta analisá-la, medi-la e colocar os materiais criados. Todas as plantas colocadas nos canteiros foram doadas pelos familiares dos alunos envolvidos na criação da horta. Além disso, como a horta está colocada num ponto estratégico da escola, os familiares, pais ou visitantes da escola têm oportunidade de admirar a horta sempre que se deslocam à escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É notório o impacto que a horta tem na comunidade escolar, principalmente nos intervalos de lanche ou almoço. Antes da implementação da horta aquele era simplesmente um local de passagem, agora é um local de lazer. Os alunos lancham junto à horta, namoram junto ao local da horta e raramente se encontra o local contíguo à horta vazio. É comum ver os alunos de outros níveis de ensino a observar a horta e a fotografar algumas plantas. É ainda recorrente a visita dos alunos de 8º ano à horta em todos os momentos livres. Mas talvez o impacto mais notório seja o facto de, nas reuniões do conselho Eco-Escolas, os alunos do 9º ano (responsáveis pela horta no ano passado) terem referido a importância que o projeto teve para eles e a sua vontade de ver o concurso a acontecer neste ano letivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos de cada turma de 5º. e 8º. Anos, com o diretor de turma, tratando cada turma do seu canteiro. Além destes momentos, os funcionários da escola também regam a horta diariamente e o Clube Ambiente sob Investigação vai semanalmente à horta verificar e ajudar a fazer a manutenção da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado, antes dos alunos trabalharem na horta, pelos funcionários, professores e alunos envolvidos no Projeto Eco-Escolas. Durante a preparação a terra foi remexida, com recurso a enxadas, e foi adicionado composto biológico ao solo oferecido pela Câmara Municipal de Braga a pedido do projeto Eco-Escolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada numa caixa de madeira, localizada no espaço da horta, com as ervas infestantes, retiradas por todos na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba|Alho
Beterraba|Morango
Alho|Alface
Alho|Morango
Morango|Alface
Brócolos|Salsa
Feijão|Alface
Feijão|Morango
Couve|feijão
Cebola|Alface
Cebola|Cenoura
Cebola|Morango
Cenoura|Alface
Alface|Tomate
Tomate|Cenoura
Cenoura|Alecrim
Tomate|Salsa
Morango|Beterraba
Cenoura|Alho-francês
Alface|Alho-Francês

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso à água das chuvas, recolhida nos telhados da escola e mantida num reservatório junto à horta. Este ano foi, ainda implementado um sistema de recolha de água das chuva, por uma das turmas a concurso, que serve para regar o seu canteiro.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas, nas aulas de Direção de Turma, os alunos vão à horta verificar o estado da horta, nomeadamente a presença de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Concursos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Concurso "A nossa horta é mais fixe" e a cerimónia final (dia 5 de junho), em que serão anunciados os vencedores pelo diretor da escola. Esta cerimónia é realizada na horta e no espaço envolvente e tem o envolvimentos de muitos alunos e professores, não diretamente envolvidos no concurso, na leitura de poesia, na animação do evento, entre outros;

Fotografias

Atividade 2

Descrição

As aulas no espaço da horta vão ocorrendo ao longo do ano, como forma de levar os alunos a aprender, de forma prática, os fatores abióticos, a agricultura biológica e a germinação de plantas, entre outros.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Oficina de plantas no Dia Nacional da Cultura científica para pais.Neste dia, sábado, os pais foram convidados a vir à escola para aprender um pouco sobre as plantas, a germinação, alimentação e formas de reprodução. De forma prática, as famílias aprenderam na teoria e passaram para a prática, levando consigo algumas plantas.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Na impossibilidade de apresentar uma planificação geral da horta, anexou-se a de cada canteiro, realização pelas turmas. De notar que todas as turmas, antes da implementação da sua ideia na horta, entregam uma planificação das suas ideias e esta planificação também é avaliada no Concurso "A nossa horta é + FIXE!".

É ainda de referir que as imediações dos canteiros foram tratadas pelos alunos de Ensino Especial do 5º ao 12ºano e pelos alunos do 5º e 6º anos, que fazem parte do Clube Ambiente Sob Investigação. Estes últimos fizeram, ainda, parte do júri que definiu a horta vencedora do concurso.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Externato Infante D. Henrique

Professor coordenador da horta: Lília Cunha