Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 ANOS

2. Área aproximada da horta (m²)

250 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Clube de Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Apenas têm colaborado indiretamente, doando sementes, materiais e participando na compra da produção existente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de tarefas rotativa entre os intervenientes

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparação com ferramentas manuais e técnicas tradicionais/naturais, respeitando os tempos associados ao tipo de solo e plantas

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdícios de plantas, desperdícios alimentares orgânicos e borras de café

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, abóbora, batata, cebola, manjerico, tomilho, cidreira, manjericão

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Feita com regador, articulando com a pluviosidade verificada. Também é feita a recolha e armazenamento de parte da pluviosidade verificada no local.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

lesmas - cinza
aves - espantalhos
lagartas - recolha manual
Também se utilizam plantas aromáticas para afugentar pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

As aulas são realizadas semanalmente envolvendo um número variado de alunos, pois são enquadradas num clube. Frequentam o clube cerca de 74 alunos.
Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Terreno Pedagógico é um terreno polivalente que permite a criação e manutenção de um pequeno parque temático dentro do espaço escolar.
É uma infra-estrutura que potencia o ensino-aprendizagem, tanto em atividades letivas, como em atividades extracurriculares.
Tem como tema orientador as relações entre o Homem e o Meio, explorando as diferentes relações entre o Homem e a Natureza, nomeadamente a aprendizagem de técnicas tradicionais e ambientalmente responsáveis de trabalhar.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Paulo Jorge Pereira de Oliveira