Escola EB 2,3 Prof. João Fernandes Pratas

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 meses.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as disciplinas que compõem o Conselho de Turma.

3.3. N.º de alunos envolvidos

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Envio de sementes e utensílios a utilizar pelos alunos na Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Promover uma maior ligação à terra;
- Envolver os Encarregados de Educação no Projeto;
- Familiarizar os alunos com práticas agrícolas e ambientais;
- Tomar conhecimento das culturas da época;
- Aprender a cultivar e a saber utilizar os produtos recolhidos da Horta;
- Incutir nos alunos boas práticas de cultura bio-sustentável .
- Dar a conhecer à comunidade escolar o projeto e sensibilizar a mesma para os pontos acima expostos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Constituídos grupos de trabalho com tarefas atribuídas supervisionadas pelo Professor que acompanha a turma no momento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos limparam o terreno (ervas) com sachos e enxadas trazidas por eles com a participação dos E. E.;
Os alunos remexeram a terra;
Os alunos adubaram a terra com estrume cedido por uma Herdade Local.
Os alunos plantaram as culturas possíveis no momento, tendo contribuído para a compra das respetivas sementes.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os restos de comida da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiças;
Couve;

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Grupos de alunos previamente criados.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

-------------

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

--------------

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Prof. João Fernandes Pratas

Professor coordenador da horta: José Miguel Paiva