Jardim de Infância Monte Mouriz

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existia um pequeno jardim mas em Outubro de 2018 iniciamos a Horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

18 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

no Pré-escolar trabalhamos todas as áreas pois são transversais a todo o trabalho desenvolvido na horta. Conhecimento do mundo, Formação Pessoal e Social e as Expressões nomeadamente linguagem e matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que seja necessário a sua colaboração, quando enviam plantas para plantarmos, ou nos explicam como se faz…

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos sentem-se especialmente bem quando vêm as plantas que plantaram a crescer e a ser utilizadas depois na confeção da sopa ou de saladas para comerem. Reconhecem ainda o valor dos produtos para a sua alimentação especialmente porque foram eles que ajudaram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Conforme se vão cortando ou arrancando os legumes, vão sendo substituídos por outros, sendo as crianças a tomar parte ativa nessa tarefa. Recolhem os legumes, ajudam a lavar e levam para a cozinha para serem cozinhados. Também ajudam a arrancar ervas daninhas, com alguma ajuda para perceberem o que são as ervas e o que é a planta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feita no início, com a ajuda de um trator da Junta de freguesia, com terra boa para o efeito, depois fomos arrancando as ervas daninhas, regando periodicamente em horas de pouco calor.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano ainda não conseguimos fazê-lo apesar de estar nos nossos planos. No próximo ano letivo será uma das primeiras coisas a fazer.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Principalmente as mais conhecidas na zona: couve galega, tronchuda, salsa, cenoura, brócolo, feijão, alho francês e repolho.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove só se deita água onde é necessário. Não chovendo aproveitamos as águas recolhidas que utilizamos para regar com pequenos recipientes e completamos com alguma água da mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vamos reparando se tem alguma coisa e este ano o que nos apareceu foi “piolho” nos feijões que tratamos com cinza dos fogões.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os piolhos nos feijões, com cinza dos fogões

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Limpeza das ervas da horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Todas tiveram impacto. As crianças gostam de trabalhar na horta e têm muito orgulho dos legumes que lá crescem e depois utilizam na alimentação.

Foto 1- Os produtos da Horta na nossa feirinha
Foto 2- Observando a horta e o crescimento das plantas
Foto 3- Apanhando hortaliça para a sopa

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância Monte Mouriz

Professor coordenador da horta: Ana Maria Moreira Dias Ribeiro