Escola EB 2,3 da Toutosa

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2006/2007

2. Área aproximada da horta (m²)

30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Francês

3.3. N.º de alunos envolvidos

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias forneceram a maioria das plantas e sementes utilizadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alguns dos produtos são consumidos no bar da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Inicialmente, alguns alunos do 9.ºB o fizeram a limpeza do terreno. Posteriormente, pequenos grupos de alunos do 9.ºB foram realizando as diferentes plantações e sementeiras, sendo o terreno previamente preparado com o composto produzido na escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi limpo tendo sido arrancadas as ervas daninhas. A mobilização e a fertilização do terreno foram realizadas aquando as plantações e as sementeiras. A mobilização foi manual com recurso à enxada e a fertilização foi realizada com composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem no compostor que se encontra na Horta e no Hotel das Minhocas (vermicompostor).
Para tal, são utilizados resíduos orgânicos (verdes e castanhos) e borras de café recolhidas no bar e trazidas de casa por alguns alunos e professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na eco-horta encontram-se hortícolas, plantas aromáticas e medicinais e, ainda, uma aveleira.
Hortícolas: alhos, tomate-cereja, nabiça-couve, repolhos, couves, alfaces e cebolas.
Plantas aromáticas e medicinais: funcho, erva-caril, cidreira, hortelã-comum, hortelã-pimenta, salsa, coentros, alfazema e arruda.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por 4 alunas do 9.ºB , no máximo duas vezes por semana, sendo utilizados regadores e água recolhida no coletor pluvial

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Outra

Outra, qual?

algumas hortícolas são utilizadas no bar, para a confeção de saladas, sopas e sandes.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 da Toutosa

Professor coordenador da horta: Paula Fernanda Moura de Lemos