Escola EB de Ladário

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que pertencemos ao programa Eco Escolas

2. Área aproximada da horta (m²)

36 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No inicio das épocas. Com plantas,sementes e serviços. As sementeiras e plantações são da responsabilidade das professoras e alunos.
A manutenção é feita pelos alunos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aparecimento de mais hortas na comunidade e mais interesse pela atividade da agricultura

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos participam na recolha de sementes e plantas, colaboram na plantação, rega e manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano fazemos a limpeza do solo, com o apoio da Junta de Freguesia que manda revolver o terreno e enriquecemos com o composto orgânico que confecionamos durante o ano através de compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com plantas secas, verdes e restos de legumes utilizados na cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortículas de cada época, plantas aromáticas e arvores de fruto.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A agua da chuva é sempre aproveitada em primeiro lugar, sendo feita de manha pelos alunos e no final da tarde pelo pessoal auxiliar

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com alternância de plantas aromáticas e recolhendo as pragas e destruindo-as.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Realizam-se atividades de culinária com os alunos e para eles, para o apoio à cantina, doam-se alguns legumes e por vezes vendem-se
As mais significativas são: o consumo e as experiências que se realizam em torno da atividade.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Plantamos morangos e plantas aromáticas em pneus pintados para o efeito e vamos continuar com as plantações suspensas que são muito do agrado dos alunos mais crescidos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB de Ladário

Professor coordenador da horta: Maria Emília Pinto Janeiro