Escola Básica S. Miguel - Milharado

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Teve inicio apenas este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

Menos do que 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Educação para a Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Principalmente no fornecimento das sementes e plantas para semear e plantar as hortas. Sempre que solicitados pelos docentes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nos alunos, a consciência da importância dos legumes/ vegetais para uma alimentação saudável; assim como a importância da agricultura biológica para a proteção da natureza. Na comunidade, na tomada de consciência sobre a importância, cada vez maior; de proteger o ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por canteiros e cada turma é responsável pela manutenção e organização do seu canteiro; há canteiros repartidos nos quais a organização é feitas pelas salas/ turmas envolvidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelas turmas, segundo a organização de cada docente.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Vegetais: couves, alfaces, espinafres, nabiças, cenouras, rabanetes
Frutos: morangueiras
Flores: tulipas e amores perfeitos

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Com os produtos cultivados pelas turmas nos seus canteiros/ hortas algumas turmas confeccionaram, desde sopas (salas de jardim de infância), a saladas mistas, com frutas e legumes, que os alunos degustaram com gosto.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Sempre que as turmas se dirigiram à respetiva horta para dela cuidar , os docentes aproveitaram para trabalhar conteúdos que se adequavam, quer no que diz respeito à área de estudo do meio, quer de matemática (trabalho das quantidades de sementes/ legumes, criação de problemas...), quer de português com a proposta de trabalhos escritos de pesquisa ou apenas reportagem.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

Não existe.

 

Publicado por: avatar Escola Básica S. Miguel - Milharado

Professor coordenador da horta: Maria Teresa da Costa Gomes Mota