Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano de implementação de uma horta no espaço escolar.

2. Área aproximada da horta (m²)

Têm aproximadamente 5 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação visual, educação tecnológica e ciências naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a fornecer as sementes e plantas que foram utilizadas na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos evidenciaram uma grande motivação na realização de todos os trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma escala de serviço semanal com grupos de alunos responsáveis por procediam às atividades de manutenção, tais como: limpeza, retirada de ervas daninhas e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Iniciou-se a preparação da terra com a retirada de todas as ervas daninhas e de algumas pedras . O terreno foi cavado pelos alunos e dividiram o espaço em partes (canteiros), de acordo com as espécies que pretendiam semear/plantar. A fertilização foi feita com algum "humús" retirado do compostor

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados para realizar a compostagem são, na maioria, provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano semeamos favas e coentros e plantámos alfaces, tomateiros, pimenteiros, cenouras e pepineiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos e é feita só quando é necessário.
Por questões de disponibilidade dos alunos é geralmente realizada no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente pelos alunos responsáveis pela horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Os produtos recolhidos serão vendidos no dia eco-escolas que irá realizar no dia 14 de junho associado às comemorações do dia AEZZUF.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

Professor coordenador da horta: Manuel António dos Santos Cunha