EB 1/JI de Vinha da Rainha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No projeto EcoEscolas há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as áreas do currículo

3.3. N.º de alunos envolvidos

39

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Em projetos esporádicos, sobretudo contribuindo com novas espécies de cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças passaram a interessar-se mais pela agricultura biológica e pelos seus benefícios, tanto na gestão de recursos do planeta quanto na influência na sua saúde
As famílias investiram mais na participação das crianças nas suas hortas caseiras e passaram a estar mais atentas à sustentabilidade das mesmas.
Algumas famílias passaram a utilizar a compostagem por influência das crianças.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criado um quadro de tarefas, para a distribuição das mesma:
- Limpeza das ervas daninhas;
- Rega;
- Limpeza de caracóis;
- Recolha de produtos;
- Sementeira e plantação de novas espécies.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira limpeza de terreno e preparação do solo, com a ajuda do funcionário da Junta de Freguesia.
A limpeza mais minuciosa, pelas crianças com ajuda das professoras, educadoras e funcionárias da escola e jardim de infância.
A fertilização apenas com recurso à compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas do projeto fruta escolar e outros resíduos a maior parte retirada da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas;
Diversos tipos de couve (lombarda, coração de boi, roxa; couve flor, repolho, portuguesa);
Alface;
Alhos;
Favas;
Alho francês;
Courgette;
Tremoço,
Feijão;
Abóbora;
Beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível reaproveitando águas residuais
Com o mínimo de gasto de água possível.
Está a ser criada uma forma de recolha da água da chuva, já existe o contentor, estamos à espera da instalação de caleiras.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através do registo das crianças do 3º e 4º ano - mensal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Foi realizada uma feira, no recinto escolar, "Feirinha de Outono" onde estiveram presentes apenas produtos biológicos, colhidos ainda na horta e trazidos das hortas familiares das crianças.
Estiveram envolvidas todas as crianças (jardim de infância e primeiro ciclo), as famílias, a Junta de Freguesia, a Câmara Municipa, a Associação da Vinha da Rainha e toda a comunidade em geral.
Neste dia, hasteou-se ainda a Bandeira Verde relativa ao ano 2017/2018.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confecção de sopa
Com os legumes da horta e alguns outros produtos trazidos de casa, confeccionámos uma sopa que todos comeram com muito prazer!

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Aula de matemática na horta (de várias dezenas das realizadas em todas as áreas curriculares)
Calculo de áreas, estudo das áreas a plantar com cada cultura.
Medições, cálculos e estudos.
Organização de projeto.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Foram realizadas muitas atividades experimentais, o resultado... aprender fazendo. Uma certeza, tudo o que foi observado, foi aprendido e compreendido de VERDADE!

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB 1/JI de Vinha da Rainha

Professor coordenador da horta: Maria João de Macedo Santiago Moura Branco