Escola Básica e Secundária da Calheta/ PE da Calheta - Pólo da Calheta (antiga EB/S da Calheta)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há aproximadamente 15 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 1200m^2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências e disciplinas na área do turismo

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Consciencialização na comunidade que a agricultura biológica é possível e é uma boa opção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em grupos de trabalho e a repartição de tarefas é feita de acordo com a priorização dos trabalhos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza normalmente é feita com recurso a ferramentas e instrumentos próprios como enxadas, foices, etc. e a fertilização é feita com composto orgânico (vegetal e/ou animal).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas de árvores e relva da própria escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No pomar temos árvores de fruto variadas como bananeiras, papaieiras, pitangueiras, figueiras, amexieiras, abacateiros, goiabeiros, etc.
Na horta temos aboboreiras, milho, feijão, couve, beterraba, batata doce, alface, favas, ervilhas, ervas aromáticas, etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água resultante da recolha da chuva e da água de regadio. Toda a água é condicionada no tanque próprio.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Normalmente não se verificam pragas ou doenças nas culturas pelo facto de se optar pela rotatividade e consociações de culturas. As culturas fazem-se de acordo com as condições próprias do local (temperatura, humidade, etc.).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Sessões abertas à comunidade escolar sobre técnicas de enraizamento, enxertias e agricultura biológica.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira na escola - são realizadas 1 ou 2 vezes por semana - envolvem os alunos do projeto e são abertos a toda a comunidade - O impacto é muito positivo.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aulas na horta - são realizadas várias vezes por período - envolvem o professor responsável pelo projeto e decorrem sempre que algum professor solicita - O impacto é muito positivo nas turmas envolvidas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Sessões abertas à comunidade escolar sobre técnicas de enraizamento, enxertias e agricultura biológica - são realizadas várias vezes no segundo período - envolvem o professor responsável pelo projeto, turmas das áreas de Ciências e Geografia e alguns funcionários - O impacto é muito positivo entre todos os envolvidos.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

O pomar serve para divulgar e também para conhecer várias espécies de árvores de fruto exóticas.

15.1. Link para a página da horta

https://www.facebook.com/EscolaBSCalheta/ e https://www.ebscalheta.net/ebsc/