Colégio Monte Flor

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

dDesde 2011

2. Área aproximada da horta (m²)

15 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Projeto do 1º ciclo "À descoberta da horticultura" e Projeto do JI "Ideias para aprender e saborear"

3.3. N.º de alunos envolvidos

175

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É com muito entusiasmo que os aluno, quer do 1º ciclo quer do Pré-escolar, participam nas atividades da horta, semear, plantar, tratar e regar.
Sempre que possível, são os alunos que preparam os legumes produzidos na horta para serem consumidos nas refeições preparadas na escola, particularmente para o almoço.
Na semana do Ambiente, 1 a 5 de abril, todos os alunos do 1º ciclo levaram para casa um vaso (reutilizado de uma garrafa de plástico) com um produto que tinha sido semeado na horta. Uma erva aromática, salsa, hortelã, coentros ou uma alface.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os grupos são responsáveis pela manutenção da horta. Sob a orientação do professor responsável, cuidam da horta uma vez por semana, uns no período da manhã, outros no período da tarde.

7. Como é feita a preparação do solo?

Toda a preparação do solo é feita pelos alunos, limpeza, mobilização e fertilização. Foram os alunos que, com ferramentas adequadas para o efeito e ao seu tamanho, sachos, ancinhos e pás, que limparam as ervas daninhas e raízes . O fertilizante usado provem da compostagem doméstica e do estrume de cavalo cedido por uma quinta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe na escola um compostor doméstico que foi oferecido pela CM de Oeiras. O recipiente é de plástico e está na horta. Os resíduos vegetais produzidos na escola são recolhidos pelos alunos e colocados no compostor. São os alunos que, sob a orientação do professor responsável, e seguindo as orientações do guia de compostagem doméstica, controlam todo o processo de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

18 alfaces, 25 couves galegas, 16 couves coração, 16 cebolas, 18 alhos francês, 12 pés de espinafres, 6 pés de rúcula, 25 morangueiros, 18 cenouras, 8 tomateiros, 4 feijoeiros, 1 chuchu e várias ervas aromáticas: hortelã, salsa e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente pelos alunos através de pequenos regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas e doenças é feita de produtos caseiros. Foi elaborada um produto natural, intitulado de "armadilha" , à base de farinha, fermento, açúcar e água para matar lesmas e caracóis e colocaram-se ainda alguns Cd's para afastar os pássaros dos morangos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos uma praga de caracóis e lesmas que foi combatida com a "armadilha" referida no ponto anterior.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Outra

Outra, qual?

Semana do Ambiente de 1 a 5 de abril de 2019

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Todos os anos, no início da Primavera dedicamos uma semana ao Ambiente. Este ano festejámos na primeira semana de abril. Realizaram-se inúmeras atividades ao longo da semana, entre elas, a preparação de um vaso feito de uma garrafa de plástico, para se colocar um produto produzido na horta, uma alface ou uma erva aromática (salsa, coentros ou hortelã). Todos os alunos do 1ºciclo participaram desta atividade e levaram para casa o seu respetivo vaso para cuidarem em família.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

São as crianças que cuidam da horta, que recolhem os legumes e os preparam para comerem ao almoço.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Participação das crianças no processo de compostagem.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio Monte Flor

Professor coordenador da horta: Maria do Rosário Ferreira