Escola EBI de Água de Pau

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²)

aprox. 20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Disciplinas do Programa Ocupacional

3.3. N.º de alunos envolvidos

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez que algumas das famílias dos discentes encontram-se ligadas à agricultura e lavoura, foi-lhes possível um envolvimento ao nível da disponibilização de sementes e plantio.
Os encarregados de educação têm demonstrado uma boa colaboração, na medida que algumas vezes são os próprios a tomarem a iniciativa na disponibilização de algumas sementes e plantio de hortícolas. Assim, para além das autoiniciativas, os encarregados de educação também se envolvem e colaboram sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os Professores, alunos e outros elementos da comunidade educativa reconhecem e dão valor à horta. Os alunos apresentam motivação e muito interesse em tratar/cuidar da hora, bem como orgulho. Atendendo à qualidade dos produtos cultivados na Horta Biológica e aos seus benefícios ao nível da saúde, os alunos têm tido muitas solicitações para a venda destes produtos na comunidade escolar. O entusiasmo dos alunos tem levado a que alguns deles ambicionem futuramente, abraçar um projeto onde possam cultivar e vender os seus próprios produtos agrícolas biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De uma forma geral, a manutenção da horta é realizada nas disciplinas lecionadas pelo professor Paulo Santos. Tem sido possível a realização de momentos de interdisciplinaridade, onde na matemática para a vida se recolhem medidas para a construção de vedações e de outros materiais, pesagem e contagem dos produtos hortícolas e na área de Português desenvolve-se a descrição e planeamento das tarefas realizadas e a realizar na horta.
Relativamente à distribuição de tarefas, antes da ida para a horta é registado no quadro da sala de aula as tarefas que cada grupo de discentes deverá concretizar, bem como, o material necessário. Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
Tarefas de manutenção realizadas: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase, a terra foi cavada manualmente com enxadas, aproveitando-se as ervas para o compostor e para a produção de chorume. O fertilizante de origem animal disponibilizado por um encarregado de educação foi espalhado pela terra, ficando a mesma a descansar durante algum tempo. Após este período de tempo, deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas. Durante a rega é utilizado o chorume que é diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água). O composto é aplicado na terra depois de ultrapassado o seu processo de preparação do mesmo. Para além do descrito anteriormente, foi também criada uma pequena estufa para aceleração do crescimento dos hortícolas, utilizando alguns materiais recicláveis (plásticos; garrafões; garrafas; madeiras de paletes; ráfia).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi oferecido pela C. M. da Lagoa.
O composto é realizado com as aparas da erva cortada na escola e da monda realizada pelos alunos na horta, com restos de verduras da cantina da escola e de casa dos alunos e Professores. Posteriormente são colocados no compostor rudimentar criado pelos alunos (paletes e plástico para tapar). Foi também criado um biodigestor onde também são acumulados restos de verduras e ervas, criando-se neste caso o chorume que depois de diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água) é utilizado como fertilizante.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa, alfaces, nabos, nabiças, cenouras, rabanetes, salsa, manjericão e courgettes.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regador (trocando ciclicamente pelos alunos), depósito de água num garrafão.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita manualmente sempre que os alunos se encontram na horta, e sempre que necessário, como também através de armadilhas, calda de citrinos e serradura.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho, lesmas, lagartas e caracóis. Para o piolho e lagartas foi utilizado uma calda de citrinos, feita com água e casca de laranja. Para os caracóis e lesmas foram utilizadas armadilhas e serradura.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EBI de Água de Pau

Professor coordenador da horta: Pedro Alves