Escola EB 1 de Viso

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o terceiro ano que a escola faz uma pequena horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem cerca de um metro quadrado.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Projeto de Turma.

3.3. N.º de alunos envolvidos

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com algumas plantas para mudar como morangueiro, tomateiro, pimenteiro e hortelã.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos aprenderam o nome das plantas, os cuidados a ter quando se semeia, muda e rega.
Estão a começar a valorizar a importância dos vegetais na nossa alimentação.
Alguns pais começaram a fazer plantações de tomateiros, alfaces e ervas aromáticas em vasos e floreiras. Alguns copiaram o nosso sistema de rega "gota a gota" utilizando garrafas e garrafões.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias a Brigada Eco-Escolas do 3.º Ano vai verificar se a horta necessita de manutenção. Sempre que necessário faz a monda e enche as garrafas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo utilizado foi oferecido pela Loja AKI da Figueira da Foz e por isso não necessitou de limpeza nem fertilização.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta plantámos alface, morangueiro, tomateiro, pimenteiro, fisalis, espinafre e hortelã.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conseguimos uma redução de água com a utilização de um sistema "gota a gota" artesanal com garrafas de plástico.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma vez por semana verificamos se as plantas têm pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aula sobre a germinação das sementes envolvendo os alunos da turma.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aula sobre a muda das plantas pequenas que resultaram da germinação relevando os cuidados a ter.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Apanhámos algumas alfaces que já estavam boas para se comer. Depois de as lavar, juntámos tomates, cebola e temperámos.
Já utilizamos alfaces no refeitório duas vezes mas ainda temos mais produtos em crescimento.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 1 de Viso

Professor coordenador da horta: Maria Teresa Monteiro Guedes