Colégio Marista de Carcavelos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ainda não existe, estamos a iniciar o projeto este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Físico-Química

3.3. N.º de alunos envolvidos

14

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias serão convidadas a visitar a horta e recolher alguns dos seus produtos. Essa visita poderá ser realizada mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Contacto dos alunos com o mundo rural.
Os alunos ficam a conhecer as diferentes espécies que podem cultivar numa horta biológica, podem depois transmitir esse conhecimento em casa.
Os alunos aprendem como preparar, cultivar e cuidar das plantas sem recorrer a químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta será realizada semanalmente pelos alunos que fazem parte do clube das ciências experimentais e será supervisionada pelas três professoras.
Além disso a funcionária estará em constante alerta para qualquer problema que surja na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza será realizada pelos alunos em conjunto com as professoras.
A fertilização será feita de uma forma natural com recurso a fertilizantes orgânicos, esta pode ser realizada com facilidade a partir de matéria biodegradável, tal como as cascas de fruta e legumes, casca de ovos, entre outras. Compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Será realizada compostagem com:
Restos de legumes, folhas secas, ramos e arbustos, cascas de ovos, aparas de madeira, borras de café, sacos de chá entre outros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Curgete, pepino, tomate, salsa, manjericão, nabiça, alface, morango, girassol e beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um furo na propriedade que permitirá regar regularmente a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Será feita a monitorização de pragas e doenças semanalmente por parte dos alunos com a ajuda das professoras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Cabras, galinhas, ovelhas, porcos, patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Existirá uma banca nos eventos que se realizam no Colégio onde serão apresentados/vendidos os produtos da horta.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Os produtos podem ser aproveitados pelo clube da eco cozinha para confecionar os pratos.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta está inserida na quinta pedagógica do Colégio Marista de Carcavelos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio Marista de Carcavelos

Professor coordenador da horta: Joana Pala