Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2019.

2. Área aproximada da horta (m²)

15 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Hora de Direção de Turma e Clube Ciência Verde.

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As sementes usada para semear na Horta da escola têm sido recolhidas junto das famílias dos nossos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os nossos alunos têm revelado um grande interesse e entusiasmo nas atividades que decorrem na horta. Os alunos têm trazido sementes para a escola, para que sejam incluídas no banco de sementes e para semeares na nossa horta. Para além disso, muitos dos alunos começaram a criar pequenas hortas nas suas casa, tendo levado algumas sementes do nosso banco de sementes para dar inicia às suas pequenas hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as sexta- feiras o Clube de Ciência Verde faz o planeamento da horta, de modo, a verificar o que semear e plantar na horta semanalmente. Para isso, são criados pequenos espaços quadrados onde se irão colocar as novas culturas. Quando se colhe um determinado produto da horta prepara-se logo o terreno para colocar nesse local outra espécie. Sempre que é possível os alunos das diversas turmas da escola também participam nas tarefas da horta, realizando plantações, removendo ervas da horta e regando a mesma. Para além disso, as funcionárias da escola também auxiliam na manutenção da rega da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno numa primeira fase foi trabalhado com recurso a uma motocultivadora cedida pela Junta de Freguesia da Granja do Ulmeiro, uma vez que o terreno já não era cultivado à muito tempo e encontrava-se muito compactado.
Posteriormente, utilizou-se enxadas para cavar o terreno e arrancar as ervas que iam aparecendo em torno das diferentes culturas.
Como o terreno não era cultivado à muito tempo não se adicionaram nenhuns fertilizantes sintéticos, apenas se utilizou as folhas velhas do jardim como fertilizante.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para realizar compostagem na escola pedimos a colaboraão da Camara Municipla de Soure que nos cedeu um composrtor que colocamos junto da horta e onde temos colocado todas as ervas removidas da horta, assim como as plantas recolhidas da horta que não são consumidas, também se tem colocado as podas das árvores no compostor de modo a permitir o arejamento dos materiais.Ou seja, colocou-se uma camada de ramos no fundo do compostor e depois adicionou-se ervas e cascas de batata, restos de vegetais e cascas de fruta que foram tapadas com uma camada de folhas e ervas para não permitir o desenvolvimento de insetos no compostor, colocando-se novamente uma camada de ramos que recebeu novamente os materiais referidos anteriormente, de modo, a formar camadas.
De 15 em 15 dias verifica-se a necessidade de mexer os materiais do compostor, para promover o arejamento, e de adicionar água, pois este encontra-se num local onde a incidência solar é muito intensa.
Para além deste compostor, também, foram criados dois compostores artesanais com recurso a baldes de tinta. Usaram-se dois baldes de tinta, ao primeiro (que serve de base) foi removida parte da tampa com uma forma de circunferência, ao segundo balde fez-se orifícios, com um berbequim, na base e na tampa para deixar passar os líquidos formados durante a decomposição dos materiais e que serão recolhidos pelo balde que faz de base. A construção destes comportores teve como objetivo ensinam aos nossos alunos que não é preciso materiais especiais para construir e ter em nossa casa um compostor que permita a reutilização do lixo orgânico nas nossas hortas de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta existe uma grande variedade de culturas, destacando-se: alfaces; favas; ervilhas; batatas; feijão-manteiga; feijão-encarnado; beterrabas; espinafres; cenouras; rúcula; nabos; couve chinesa; rabanetes; morangueiro; abóbora-menina; tomate; tomate cereja e pimentos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na Horta existem três baldes de 25l que recolhem a água da chuva, no entanto a rega da horta também tem que se fazer recorrendo à água da rede de abastecimento pública, que se faz com baldes para que não se desperdice água durante a rega da horta. Como o terreno é rico em argila e os dias não tem estado muito quentes a horta tem sido regada duas vezes por dia, mas nos dias mais quentes provavelmente terá que ser regada dia sim dia não.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente analisamos o desenvolvimento das diferentes colheitas, de forma a verificar se existe alguma praga que esteja a afetar o desenvolvimento das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas e caracóis. Colocou-se cinza da lareira na Horta e serradura para combater as pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Outra

Outra, qual?

Campanha de recolha de sementes.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Com as alfaces e beterrabas recolhidas na horta preparou-se salada para todos os alunos, professores e funcionários da escola. Os alunos ficaram muito satisfeitos por estarem a consumir os produtos das suas plantações.
Recentemente, no final do mês de maio, foram colhidas as batatas e nabos da horta que irão ser utilizados para preparar uma sopa na cantina da nossa escola ainda nesta última semana do mês de maio.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Para iniciar a nossa horta solicitou-se aos nossos alunos que recolhessem sementes das hortas dos seus familiares, na sequência deste pedido realizou-se uma campanha junto dos alunos para recolher uma maior variedade de espécies para colocar na nossa horta.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Carla Sofia da Silva Marques