Escola Básica Hélia Correia

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

18m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

46

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Um avô vem à escola preparar a terra para a primeira plantação.
As famílias ainda participam com o envio de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A Agricultura Biológica, esteve presente ao longo do ano letivo, a “Horta biológica” permitiu sensibilizar para os benefícios deste tipo de agricultura para o ambiente e para a saúde, bem como despertar para a necessidade de consumir produtos produzidos de forma mais natural, garantes de maior segurança alimentar e ainda salientar a necessidade de proteger a biodiversidade, destacando que a sobrevivência da espécie Humana está interligada com a preservação do Meio. Esta atividade despertou grande interesse na comunidade escolar. Principalmente devido à possibilidade de conhecer e de acompanhar o crescimento de algumas e ainda promover o respeito e valorizar o trabalho das pessoas que se dedicam à agricultura.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está organizada por grupos de 5 alunos que semanalmente regam, e mantêm a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com regadores e rega gota a gota no canteiro das ervas aromáticas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feira da Espiga

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Hélia Correia

Professor coordenador da horta: Rita Isabel Dias Soares