Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica da nossa escola foi inaugurada em 2017 e está consociada com a Floresta Pedagógica de Poiares, que consiste num arboreto com todas as espécies indígenas da nossa flora nacional. Tem assim a idade de 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual, Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Clube Eco.

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Teve o apoio inicial de vários alunos, nomeadamente do curso vocacional, pais, professores e colaboradores externos, que durante o ano letivo 2016/2017 colaboraram na sua execução. Foi organizado um sábado de trabalho e confraternização no dia 6 de maio de 2017, com o convite de participação a toda a comunidade. No presente ano letivo ainda não se regista nenhuma colaboração dos pais e encarregados de educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta pedagógica tem como objetivo principal uma abordagem à agricultura sustentável, estando baseada nos princípios da permacultura, da agricultura biológica e da agricultura sintrópica/agrofloresta. Assim, neste espaço os alunos têm aprendido como semear e plantar hortícolas e leguminosas, quando e o quê plantar, desde pequenos arbustos a ervas aromáticas, como tratar e colher, como consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando a horta mais saudável e resiliente aos fenómenos hídricos e patológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de organização e manutenção da horta pedagógica, ao longo do presente ano letivo, estão a ser realizadas pelos alunos que frequentam o Clube Eco. O clube tem uma frequência semanal e uma duração de uma hora e meia. A intervenção na horta é planeada em função das necessidades da mesma e da planificação das atividades do Clube Eco.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é feita a partir da compostagem dos resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos vegetais que resultam da limpeza dos espaços verdes da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As principais culturas e consociações instaladas são hortícolas e leguminosas, assim como, pequenos arbustos a ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No presente ano letivo está prevista a instalação de depósitos para a recolha da água da chuva.
A horta pedagógica rege-se pelo princípio de consociar plantas de forma a melhorarem-se simbioticamente, tornando-as mais resilientes aos fenómenos hídricos e patológicos.
Ocupando a horta uma pequena área o volume de água usado também não é significativo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita com uma frequência quinzenal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

As aulas na Horta Pedagógica realizaram-se ao longo do ano letivo com o grupo de alunos do Clube Eco (20 alunos e 3 professores, uma aula de 45 mins todas as semanas do calendário letivo) ou nas aulas de Ciências Naturais (3 turmas do 5º ano de escolaridade, mas pontualmente). A Horta Pedagógica tem como princípios a agricultura biológica, nomeadamente a consorciação de plantas.
Neste contexto estes princípios foram trabalhados com os alunos que semearam e plantaram, mondaram eliminando as infestantes, regaram e colheram.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A Horta Pedagógica implanta-se no espaço de um projeto mais alargado, designado de Floresta Pedagógica de VN Poiares, onde ao longo dos três últimos anos se tem plantado centenas de árvores autóctones das diferentes regiões de Portugal.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: José Guilherme Féteira